19/01/2017 às 22h08min - Atualizada em 19/01/2017 às 22h08min

Uberaba é palco da 3ª Copa Inter Atléticas realizada pelos universitários

Acontece em Uberaba, entre os dias 20 e 23 de abril, a 3ª edição da CIA (Copa Inter Atléticas). Raquel Castello Novaes é a presidente da Associação Atlética Acadêmica Educação Física da Uniube, onde cursa o 3º ano do curso, e fala o que é participar de uma “Atlética”. “Há pouco mais de um ano eu recebi um convite do José Neto (atual diretor geral) e do Pedro Paulo (ex-presidente) para fazer parte desse time. Muitos falam que é loucura. Eu falo que é amor pelo curso. A cada vitória, cada derrota, cada esforço e cada passo que evoluímos, eu sinto mais prazer em estar na equipe”, conta ela que assumiu a presidência ao final do JIU (Jogos Inter Uniube).

Hoje a diretoria da Atlética tem nove integrantes, sendo cada um em cargo diferente. A CIA possui uma comissão organizadora, onde as diretorias de cada curso participam. Essa é o segundo ano que Uberaba participa da competição. O evento é prestigiado por alunos, professores e até mesmo profissionais já formados.

Segundo Raquel, a ideia surgiu de alunos que também já foram presidentes ou diretores da Atlética que buscaram criar um meio esportivo e de fundos para ajudar cada curso. “A intenção também é ajudar na interação, onde os universitários podem se conhecer, trocar experiência, até mesmo porque, a maioria deles vem de outras cidades”.

A CIA é realizada em Uberaba e é dividido entre 1ª e 2ª divisão. Na primeira são 17 Atléticas e na segunda, até 20, sendo de todas as partes do Brasil.  Ao total serão 13 modalidades, sendo seis coletivas e sete individuais. Para participar dos jogos, o atleta tem que estar regularmente matriculado em seu curso e ser associado na Atlética participante.

Nas edições anteriores, a Engenharia UFU Uberlândia foi a campeã, ou melhor, bicampeã. Todas as modalidades possuem troféu e medalhas como premiação, e cada campeão da sua divisão leva o troféu de campeão geral. A premiação vai até a 5ª colocação na primeira divisão e na segunda até o 3ª posição.

“O evento tem a duração de quatro dias, incluindo os jogos e o desafio de bateria e duas festas noturnas, que ainda não foram definidas. São dois tipos de pacotes. O completo tem direito a duas festas noturnas e o pacote atleta tem direito às arenas e à competição. É aberto ao público, mas sempre dando preferência aos universitários”, frisa Raquel.

Para participar, a pessoa deve procurar por alguma das Atléticas e adquirir um dos pacotes, que possuem preços diferentes. O convite pode ser parcelado ou à vista. Com a proximidade do evento ocorre a troca pela pulseira que será usada nos jogos e nas festas noturnas.

Solidariedade. Esportes e interação a parte, também há espaço para fazer o bem. Em todas edições, os universitários arrecadam alimentos não perecíveis na entrada das festas noturnas, que geralmente acontece num fim de semana, e depois repassam a instituições de caridade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.