18/01/2017 às 19h50min - Atualizada em 18/01/2017 às 19h50min

Fisioterapeuta faz testes para prevenir lesões no USC

Desde a semana passada os atletas do Colorado passam por testes com o fisioterapeuta do clube, Gustavo de Melo. As avaliações são feitas na pré-temporada para evitar lesões no campeonato.

A cada dia, um grupo passa pelos testes. Na semana passada, os trabalhos foram feitos no próprio CT, e, nessa, estão acontecendo na UFTM, parceira do USC.

De acordo com o fisioterapeuta, os resultados ainda serão analisados, mas é possível perceber que os atletas estão bem preparados. “Está dentro das expectativas, mas vamos esperar os resultados e sentar para discutir o que pode ser melhorado, principalmente preventivamente, para evitar lesões nos atletas”.

Uma plataforma que mede a força dos membros inferiores, ligada a um software, é uma das ferramentas na avaliação. “Os testes no CT foram mais funcionais, para avaliar as articulações de quadril, joelho e tornozelo. Na UFTM são mais elaborados, com outros instrumentos, onde verificamos o alinhamento corporal, através de filmagens, fotos, e a plataforma de força, em que, pela pressão, pelo peso sobre ela, ela responde e joga para o software, ligado ao computador”.

Um alinhamento corporal incorreto é motivo de alerta e a força medida na plataforma pode dar o sinal de um possível problema. “Um membro mais forte que o outro pode desencadear uma lesão. Tudo tem que estar equilibrado. A musculatura anterior como posterior dos membros inferiores tem que estar trabalhando de forma sinérgica. Se houver diferença a gente tem que fazer a correção”, explica Gustavo.

A fisioterapia e a preparação física fazem uma “tabelinha” no Uberaba. “Aqui não tem trabalho independente, é tudo mesclado. Os atletas que precisam ser reabilitados fazem a reabilitação comigo e depois passam pelo Fúlvio (preparador físico). Da mesma forma o trabalho preventivo é em união com a preparação física”, destaca o fisioterapeuta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.