17/01/2017 às 14h42min - Atualizada em 17/01/2017 às 14h42min

Estudantes demonstram ansiedade pelo resultado do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta segunda-feira (16), que as notas da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terão a divulgação antecipada para esta quarta-feira (18). No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) fixou a data da divulgação para quinta-feira (19).

Tauane Mendes, de 17 anos, irá cursar Educação Física neste ano. Embora a avaliação do Enem não seja obrigatória para o curso, a recém-formada pelo Ensino Médio está ansiosa pela nota, desde que realizou as provas, em novembro do ano passado. “Estou muito nervosa e curiosa também para saber como eu me saí no exame”, compartilha a adolescente.

Já o adolescente Gustavo Marques, de 19 anos, pretende cursar Medicina em uma universidade pública. Para ele, a nota do Enem é fundamental. “Tenho que ter uma nota boa para conseguir ingressar em uma das universidades que eu quero. Quando descobri que a divulgação da nota seria antecipada, fiquei ainda mais ansioso. Vejo que o sonho de cursar Medicina está cada vez mais próximo”, conta.

O sonho do Gustavo é o mesmo que o da Izabella Dias, que no ano passado participou da terceira edição do Enem desde que terminou o Ensino Médio. “Há anos eu venho tentando melhorar meu desempenho no Enem. Essa é uma etapa muito importante na minha vida e na carreira que escolhi. A antecipação da divulgação dos resultados irá acalmar o nervosismo que sinto desde que fiz as últimas provas”, conclui a jovem.

Avaliação.Para ter um bom desempenho no Enem, antes de mais nada, é importante não zerar a redação e nem uma das disciplinas. Para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio, o candidato deverá obter 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação. Quem possuir o certificado com o Enem 2016 poderá se inscrever nos demais programas educacionais, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), entre outros.

Mudanças em 2017.No fim do ano passado, o Governo Federal propôs mudanças no sistema de avaliação e execução do Enem, a fim de que ele seguisse medidas propostas para o Ensino Médio. O Inep e o MEC ainda não se posicionaram sobre as possíveis mudanças para o exame em 2017.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.