17/01/2017 às 14h35min - Atualizada em 17/01/2017 às 14h35min

Dose da BCG será dada em dias diferentes a partir da próxima semana

Recém-nascidos a partir da próxima segunda-feira (23) deverão tomar a vacina contra a tuberculose, a BCG, em dias específicos. A determinação partiu da Secretaria Municipal de Saúde, que alterou os dias da semana em que a vacinação era feita, para que não intervisse no atendimento da campanha contra a febre amarela. A partir da próxima semana, as doses da BCG serão aplicadas apenas às quartas e sextas-feiras.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, com o aumento na procura pela vacina de febre amarela, o movimento nos postos de saúde interferiu no atendimento às mães que procuravam as unidades para vacinarem os filhos contra a tuberculose, já que ambas as vacinas eram dadas no mesmo dia.

A coordenadora do Centro de Saúde Eurico Vilela, Mariana Borges Teixeira, explicou que a demanda de mães que procuram as unidades de saúde para vacinarem os filhos contra a tuberculose é tão grande quanto a demanda da febre amarela. No entanto, como a BCG é dada de maneira diferente das demais, a procura começou a atrapalhar quem estava na fila para a dose da febre amarela.

“Como normalmente nós só temos um enfermeiro para a aplicação da BCG, isso começou a atrapalhar o atendimento, já que era preciso revisar entre as mães com recém-nascidos e as pessoas que queriam tomar a vacina contra a febre amarela. A BCG é uma das primeiras vacinas que o bebê toma, então o enfermeiro além de passar muito tempo com as mães, ele ainda tem que fazer o cartão de vacina da criança. Isso acabou gerando reclamações”, conta a coordenação da unidade.

A mudança valerá pelo período de 23 de janeiro a 3 de março, quando a campanha de febre amarela termina. Após o prazo, as doses de BCG voltarão a ser aplicadas às terças e quintas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.