18/01/2017 às 12h40min - Atualizada em 18/01/2017 às 12h40min

Startup uberabense desenvolve sistema que monitora malas em tempo real

Nunca se falou tanto no Brasil sobre Startups como atualmente. Na crista da onda, como dizem por aí, os primeiros modelos de negócio do tipo, surgiram nos Estados Unidos.

No mercado essas empresas são conhecidas por terem custos de manutenção muito baixos, crescerem rapidamente e gerarem lucros, mesmo trabalhando em condições de extrema incerteza.

E para quem erroneamente pensa que o modelo empresarial jovem e arrojado é tendência apenas nas capitais, o interior tem conquistado uma fatia importantíssima de mercado. Uberaba é destaque nacionalmente por ser um celeiro de Startups, onde há pelo menos 30 empresas do conceito em atividade. Uma delas, que assim como a maioria,  nasceu com ideia inovadora, porém pouco dinheiro para investimento é a Trackage,  que desenvolveu um sistema de monitoramento em tempo real de malas de viagem.

O ambiente de trabalho é extremamente convidativo, com jogos, puf´s, videogame e uma mesa de ping- pong bem no meio da sala. Reflexo da preocupação com a produtividade e bem-estar da equipe, uma das características das startups.

[caption id="attachment_6993" align="alignleft" width="300"]
Victor Hugo Moreira, CEO da Trackage[/caption]

Victor Hugo Moreira é CEO na Trackage, a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em português.  “Só no de 2015 foram mais de 24 milhões de malas de viagens extraviadas no mundo; um problema para empresas de turismo, companhias aéreas e os consumidores e então percebendo essa necessidade, começamos a trabalhar nesse dispositivo que no Brasil é um equipamento inédito direcionado especificamente evitar extravio e violação de bagagem”.

A startup uberabense já tem uma sócia americana, a aceleradora fica no Vale do Silício, grande polo industrial de empresas voltadas para tecnologia da informação e computação. “Estamos nos preparando para iniciar nossa internacionalização e atravessar as fronteiras do Brasil, uma seguradora francesa já comprou um lote do nosso produto”. Trackage, é também o nome do equipamento desenvolvido para evitar a violação e extravio das malas de viagem. O dispositivo pode ser encontrado na internet e é vendido pelo preço de R$349, valor que futuramente, com a disseminação da peça deve se tornar mais acessível.

Para usar o dispositivo, é preciso antes instalar um aplicativo no smartphone, que vai possibilitar o monitoramento em tempo real da mala de viagem. Depois basta colocar o equipamento dentro da mala ou mochila. A partir daí, se ela for extraviada ou violada, o cliente imediatamente recebe uma notificação. O alerta chega em minutos via mensagem de texto. A ANAC, Agência Nacional da Aviação Civil, regulamenta que as companhias aéreas têm até 30 dias, em voos domésticos e 21 dias em voos internacionais, para localizarem a mala. Como dispositivo mostra a posição da bagagem em um mapa, fica mais fácil e rápido resolver o problema.

O rastreador tem duração de até 100 horas de bateria e não emite radiofrequência, durante o voo.  A intenção agora é reduzir o tamanho do aparelho. “Temos ainda alguns desafios, para atender as necessidades de empresas de diversas outras áreas, a tendência dos dispositivos inteligentes é serem cada vez menores, imperceptíveis; vamos chegar a um ponto em que serão tão pequenos que poderão ser acoplados em canetas, relógios, na roupa, num colar, ou mesmo na própria mala, sem que sejam percebidos”.

[caption id="attachment_6995" align="alignleft" width="300"]
Jéssica Borsari, social media[/caption]

Para posicionar a marca no mercado, a empresa investe no marketing digital. Uma ferramenta para atrair consumidores conectados, como explica a Social Media Jéssica Borsari. “Muitas empresas não dão a importância que o marketing digital merece, nós estamos presentes na maioria das redes, pensando estrategicamente para ter um bom relacionamento com público alvo e saber o que eles pensam, isso reflete também nos produtos desenvolvidos e ofertados, sem contar, é claro, nas vendas”. Estratégia que tem dado certo. As vendas começaram ano passado, mas a startup quer alçar voos ainda mais altos e aumentar os negócios com companhias aéreas do mundo todo.

No Brasil, até junho, a empresa deve ser a responsável pelo monitoramento de praticamente todas as malas de viagem que passarem pelos aeroportos nacionais. “Estamos implantando nos aeroportos, com praticamente todas as companhias áreas, para monitoramos mais de 3 milhões de malas por mês, estamos trabalhando fortemente e no caminho correto, para atingir esse número exponencial”, finaliza Victor Hugo Moreira.

Zebu Valley –Com a porteira aberta para criatividade,  Uberaba tem hoje uma comunidade voltada e ativa para o desenvolvimento de empresas com o conceito jovem e moderno das startups.

[caption id="attachment_6996" align="alignleft" width="300"]
Ana Paula Batista, diretora de produtos[/caption]

Anna Paula Batista, diretora de produtos da Trackage, e também membro da   UTEC, a Associação de Empresas de Tecnologia da Cidade de Uberaba. Ela atribui os resultados surpreendentes ao esforço dos empreendedores. “Iniciamos com um time que começou em 2013, e crescemos muito, hoje temos uma Associação que atende desde empresas com 30 anos de mercado como, também startups que estão só com ideias, sem monetizar os produtos”.

Pessoas interessadas no assunto podem participar mensalmente de reuniões realizadas em bares e restaurante da cidade para discutir soluções que possam melhorar a vida dos consumidores e das cidades. O Startup Talks dissemina informações e gera negócios. Assim como a Startup Weekend, evento de imersão e empreendedorismo, onde os participantes têm 54 horas para formar times e apresentar ideias. “Quem tem uma ideia inovadora e não sabe como transformá-la em negócio lucrativo, pode procurar a UTEC, nós buscamos ajuda de mentores da região, apresentamos o projeto e damos suporte para quem nunca passou pela experiência; esse apoio ocorre desde a problematização da ideia até sugestões de como melhorá-la; somos todos muito unidos e queremos que todas startups da nossa cidade cresçam juntas também”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.