13/01/2017 às 16h31min - Atualizada em 13/01/2017 às 16h31min

Receita Federal disponibiliza site para atualização cadastral de CPF

[caption id="attachment_6872" align="alignleft" width="286"]
Dr. Mauro Luís de Oliveira e Sandra Barcelos[/caption]

Visando garantir mais conforto para a população, a Secretaria da Receita Federal, lança na próxima segunda-feira (16), site para atualização de Cadastro de Pessoa Física (CPF). O novo serviço é gratuito e poderá ser feito a qualquer hora do dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

“Hoje a Receita Federal, já disponibiliza mais de 70% dos serviços já via internet. O CPF ainda estava um pouco mais aquém dessa modernidade. As regularizações ainda eram feitas pelos órgãos conveniados (Correios). Com isso, a receita pretende facilitar a vida do cidadão via internet evitando que se desloque até a agência”, informa o delegado da Receita Federal em Uberaba, Dr. Mauro Luís de Oliveira.

Até o momento, a atualização é feita nas agências dos Correios e os cidadãos pagavam taxa de R$ 7,00. O delegado lembra que o cidadão poderá optar pela atualização online ou ir às conveniadas.

A atualização do CPF deve ser feita por pessoas que tiveram algum dado alterado no registro. “Acontece muito com mulheres, após o casamento, que passam a ter o sobrenome do marido. Já há uma obrigação em relação a sua autenticidade junto aos dados negociais, como nos bancos por exemplo. Os novos CPF’s ainda virão com o QR Code, o que ajuda a identificação deles com mais facilidade. ”

Quem não atualizar o documento fica inapto a fazer financiamentos, concurso público, compra a crédito, entrada em planos de saúde e o bloqueio do CPF. De acordo com a chefe de atendimento ao contribuinte, Sandra Barcelos, quem encontrar alguma dificuldade em realizar a atualização pelo site, a Receita Federal disponibiliza atendimento orientado feito que funciona das 15h às 17h.

“Esse cadastro vai ampliar bastante a base de pesquisa. Já temos uma ligação com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), com o Cartório do Registro das Pessoas Naturais, que é para a emissão do registro de nascimento e com o cadastro da Polícia Federal para a retirada de passaporte”.

O site é www.receita.fazenda.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.