04/01/2017 às 21h15min - Atualizada em 04/01/2017 às 21h15min

SMS explica redução de médicos para realização de consultas no CAISM

A presença de apenas um médico ginecologista para atender pacientes no CAISM, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em Uberaba tem provocado uma espera maior para realização de consultas na unidade.

A reportagem do Uberaba Popular mostrou que a indefinição sobre renovação de contratos e as férias dos profissionais está direcionando pacientes para fila eletrônica.

De acordo com a Diretora de atenção à Saúde, Elaine Teles Vilela Teodoro, neste mês de janeiro ocorreu uma situação atípica, devido ao processo de substituição de servidores contratados por efetivos. “A prefeitura assinou um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público se comprometendo a realizar o concurso e substituir os profissionais que eram contratados por servidores efetivos”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a rescisão de contratos foi concluída em dezembro do ano passado e por conta da saída de vários médicos e enfermeiros, a realização de consultas acabou sendo afetada. “Apesar dessa dificuldade nenhum serviço parou de funcionar ou deixou de ser oferecido; algumas demandas são diferenciadas, pois há situações de pacientes que necessitam de acompanhamento e não precisam estar nua fila eletrônica, seguem uma agenda interna, como no caso de gestantes”, finalizou.

A direção ainda disse que a situação deve ser normalizada já no próximo mês, com retorno de alguns profissionais do descanso das férias.

Além de consultas ginecológicas, a unidade oferece também agendamento para exames de mamografia, Papa Nicolau, prevenção de Câncer de colo do útero (Colposcopia), Banco de aleitamento materno, vacinação e planejamento familiar.

Nos últimos três meses mais de 9 mil atendimentos foram realizados, a maior demanda é justamente pelas consultas com especialidades em ginecologia, mastologia e obstetrícia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.