Incêndio em área de pastagem registrado nesta terça-feira (6) mobilizou equipe do Corpo de Bombeiros em Uberaba. O fogo atingiu 3 hectares da área de pastagem que fica ás margens da ligação 798, no anel viário. Bombeiros contaram com a ajuda de um trator com um tanque de água para controlar as chamas que levaram muita fumaça e fuligem para região do bairro Maringá.
De acordo com o Corpo de bombeiros, a área é particular e o incêndio pode ser criminoso. " Alguém deve ter entrado no local e ateado fogo na pastagem, pois havia uma marca de cerca de cerca de 2 metros na região queimada", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros Edivaldo Lopes. Foram gastos 4 mil litros de água para apagar o fogo. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o tempo seco e o vento contribuem para o aumento das queimadas. Até junho desse ano 312 incêndios em áreas rurais e urbanas de pastagem, reflorestamento e conservação foram registrados. Ano passado foram 817 ocorrências no mesmo período.
A maioria dos incêndios ocorre próximo a áreas do perímetro urbano. O fogo que não é controlado representa prejuízo ao meio ambiente causando a morte de animais silvestres atraídos para cidade, e à segurança por conta da fumaça que dificulta a visibilidade de motoristas.
A orientação da Polícia Rodoviária Federal é para que o motorista diminua a velocidade até ultrapassar a situação de fumaça, só depois deve avisar órgãos responsáveis para que medidas de combate as queimadas sejam tomadas.