01/01/2017 às 18h46min - Atualizada em 01/01/2017 às 18h46min

Executivo e Legislativo tomam posse

[caption id="attachment_6214" align="aligncenter" width="640"]
Os 14 vereadores foram empossados na tarde deste domingo no Centro de Eventos da ABCZ[/caption]

O prefeito eleito, Paulo Piau, tomou posse do seu segundo mandato, neste domingo (1), no Centro de Eventos da ABCZ. Na mesma solenidade, foram empossados os vereadores eleitos para a legislatura 2017/2020, o vice-prefeito, João Gilberto Ripossati, e definida a Mesa Diretora que comandará a Câmara Municipal de Uberaba. O vereador Luiz Dutra foi eleito presidente da câmara para o biênio 2017/2018.

[caption id="attachment_6215" align="alignleft" width="169"]
Franco Cartafina: mais jovem e mais votado vereador[/caption]

Com atraso de uma hora, a sessão teve início às 17h, e foi presidida pelo vereador Franco Cartafina (PHS), o mais votado nas eleições de outubro. Cleomar Oliveira foi escolhido como secretário para auxiliar os trabalhos.

O mais jovem vereador da câmara revelou ser um dos momentos mais marcantes da sua carreira política até agora. “É um momento muito especial. Fico muito orgulhoso de sair da situação de ter sido o menos votado em 2012 e na primeira reeleição ser o mais votado. É um sinal das urnas. O eleitorado está consciente e pede renovação. Não somente de idade, mas pede mudanças e oxigenação do poder público. Presidir a sessão que dará posse aos vereadores e ao prefeito, sem dúvida, é uma passagem muito marcante na minha vida pública”.

Empossados, os vereadores votaram a composição da Mesa Diretora. Com chapa única, Luiz Dutra foi eleito presidente da Câmara Municipal de Uberaba pela quarta vez, com 13 votos favoráveis e apernas um contra, do vereador Franco Cartafina. A mesa será composta pelos novatos Aguinaldo Silva, vice-presidente, Alan Carlos, primeiro secretário, e Fernando Mendes, segundo secretário.

[caption id="attachment_6216" align="alignleft" width="169"]
Luiz Dutra foi eleito presidente da Câmara pela quarta vez[/caption]

Em seu discurso, Dutra voltou às origens humildes para reafirmar o seu compromisso com a população. “Estou ciente que cabe a mim transformar o poder do legislativo que, é forte, em favor da população. Com a humildade de uma gota de água no oceano. Venho de família simples e humilde, filho de um carroceiro, sem tradições políticas, mas humilde."

Ao Uberaba Popular, Dutra foi mais realista com as dificuldades que encontrará no próximo mandato. “Este ano de 2017 será difícil, porque teremos R$ 3 milhões menos de recursos em relação ao ano passado.  Teremos que fazer uma gestão bastante planejada e procurar administrar bem para obtermos resultados”, afirmou Dutra.

Ao som de trombetas, às 18h40, Piau foi chamado para ser empossado.

[caption id="attachment_6217" align="alignleft" width="153"]
Piau usou a metáfora com o time de futebol do Uberaba Sport para justificar a importância de trocar alguns nomes do secretariado[/caption]

No discurso da posse, que durou cerca de 15 minutos, Paulo Piau agradeceu o secretariado do primeiro mandato e comparou a gestão ao seu time de futebol, Uberaba Sport Club. “Agradeço aos secretários do primeiro mandato, claro que, alguns não estarão no segundo porque é uma nova equipe. Assim como o Uberaba monta seu time de futebol pra fazer gols, temos que mexer pontualmente em algumas peças para que o time seja fortalecido".

Para os quatro próximos anos, Piau se comprometeu a trabalhar com equilíbrio fiscal e transparência. “Crise é um insumo importantíssimo para evolução da humanidade.  Estamos num novo momento. O povo está cobrando e temos que saber interpretar isso. Temos que exigir que o povo trabalhe mais e os governos tem que mudar de atitude. Tenho certeza que estamos sintonizados com a voz das ruas. Tolerância zero à corrupção.  Se tem uma coisa que temos que fazer chama-se equilíbrio fiscal. Equilibrar despesas e receitas, é o nosso desafio do próximo período”.

[caption id="attachment_6218" align="alignleft" width="200"]
Ripossati acompanhado da esposa Marilene[/caption]

Em entrevista ao UP, o vice-prefeito João Gilberto Ripossati disse que precisa honrar o compromisso como vice do executivo e continuar trabalhando pela população. “Apresentei o plano de governo ao prefeito Paulo Piau. As prioridades e metas foram elaboradas em cada área. Me coloquei como vice-prefeito com disposição para trabalhar e continuar servindo a população. Hoje, segurança e saúde são prioridades do governo”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.