06/09/2016 às 20h09min - Atualizada em 06/09/2016 às 20h09min

Artista expõe telas sustentáveis retratando antigas casas de comércio rurais

[caption id="attachment_1164" align="aligncenter" width="640"]
exposição

exposição

Ulisses usa a região da Serra da Canastra, onde passou parte da infância, como inspiração.[/caption]

Ulisses do Amaral começou a pintar na cidade de Uberaba, em 1974. Já passou por Goiás e São Paulo sempre retratando a cena rural-urbana, ressaltando as belezas da periferia. Mas foi com o início da aposentadoria que o artista plástico começou a investir na arte sustentável. Inspirado na região da Serra da Canastra, onde passou parte da infância, o pintor de 63 anos decidiu passar para as telas a imagem das antigas taperas onde buscava reserva de alimentos e outros materiais, para permanecer dias na roça, sem precisar recorrer ao comércio da cidade. Autodidata, paisagista e miniaturista a óleo, Ulisses se arrisca com papelão e jornal, recicláveis que são a base das obras sustentáveis. São nove telas feitas especialmente para a exposição e que despertam curiosidade sobre a forma como são feitas.

As fachadas em ruínas, o carro, o cotidiano rural e todas as memórias caipiras do artista podem ser vistas de graça na exposição “Antigas casas de comércio” , instalada no hall de entrada da CDL, a Câmara de Dirigentes Logistas de Uberaba. “É o meu trabalho de sustentabilidade. Essa exposição, com tema específico, retrata as casas comerciais. São vendas de beira de estradas da região. É do seu imaginário. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”, diz Ulisses que para cada casa comercial deu um nome. Para conhecer mais da exposição, o leitor pode fazer um passeio até a sede da CDL, localizada na Rua Luiz Soares, 520, na Vila Olímpica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.