28/12/2016 às 11h23min - Atualizada em 28/12/2016 às 11h23min

Boletim epidemiológico registra mais de 2 mil casos de dengue

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou, nesta terça-feira (27), o último balanço do ano com os números de casos de dengue, zika vírus e chikungunya. A três dias do fim do ano, Uberaba teve 2.316 casos de dengue na cidade.

Os dados também mostraram os números de óbitos por dengue no Estado e por cidade. Nesse ano, Uberaba teve 11 mortes causadas por dengue, enquanto em Minas Gerais foram registrados 254 óbitos por causa da doença.

Em relação ao zika vírus, Minas Gerais teve 14.448 casos prováveis da doença até a última terça-feira. Em 2016, até o momento, são 23 casos de zika em mulheres grávidas em Uberaba. Já os casos prováveis de chikungunya, foram registrados 490 em todo o Estado.

Combate ao Aedes

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de endemias da cidade realizaram mais de 600 mil visitas ao longo de 2016, na tentativa de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

As ações e mutirões contra o Aedes serão realizada até quinta-feira (29), segundo o diretor do Departamento de Zoonoses e Endemias, Antônio Carlos Barbosa.

“Neste ano, o combate ao mosquito foi bastante positivo. Em alguns bairros, que tivemos mutirões, pôde-se perceber que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) caiu”, conta o diretor.

O último resultado do LIRAa mostrou que muitos dos focos do mosquito estão em recipientes dentro das casas. O levantamento também apontou que cerca de 38,5% dos focos estão em depósitos móveis, como vasos e frascos com plantas e bebedouros de animais. Já os depósitos fixos, como calhas, lajes, ralos e sanitários em desuso, somaram cerca de 21% de infestação.

Para o diretor da Zoonoses, o objetivo para o próximo ano é reduzir os índices de Aedes aegypti na cidade e, consequentemente, diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.