26/12/2016 às 20h50min - Atualizada em 26/12/2016 às 20h50min

Agricultores familiares poderão ter acesso a crédito rural via internet

Uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, a Emater e o Banco do Brasil, pretende viabilizar crédito rural através da modalidade correspondente bancário.

[caption id="attachment_5984" align="alignright" width="300"]
Gustavo Laterza de Deus[/caption]

De acordo com o gerente regional da Emater, Gustavo Laterza de Deus, o serviço é inédito no Estado e vai funcionar através de um portão na internet veiculado 24 horas por dia junto ao banco. “O portal de acesso é restrito e interno entre Emater e o banco, somente funcionários credenciados poderão fazer o procedimento e isso vai facilitar muito para o produtor, agilizando a tramitação do financiamento” explica Laterza.

O portal virtual operacional colhe os dados dos produtores interessados e na sequência inclui o projeto de crédito rural, tudo de maneira virtual e a distância. O produtor não precisa mais se deslocar até a agência para resolver a demanda.

Segundo a gerência da Emater, por enquanto, a oportunidade é direcionada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, porém, numa segunda etapa, irá acolher outras modalidades de crédito rural. “Três escritórios já estão operando, sendo eles Araxá, Frutal e Carneirinho, mas a partir de fevereiro Uberaba e todos os demais estarão preparados”, lembra.

A novidade também promete diminuir o tempo de espera para receber o crédito. No modelo tradicional, o produtor levava em torno de 100 dias para aprovação, agora, o crédito pode ser aprovado em até 15 dias.

Na regional de Uberaba, a Emater está presente em 24 municípios e presta assistência técnica a 10 mil produtores rurais todos os anos, nos setores de bovinocultura, horticultura, linhas de crédito e produção de grãos.

Para o gerente regional Gustavo Laterza de Deus, com melhores condições de crédito e a ampliação de mercado, por meio de programas de aquisição de alimentos, a agricultura familiar seguirá estruturada, mesmo com desafios. “Na categoria Pronaf, a maior parte dos projetos aprovados são para bovinocultura, mas a intenção é ampliar para produtores de outras culturas, como café, abacaxi e hortícolas”, finaliza.

Para mais informações, basta ir até o escritório regional da Emater em Uberaba que fica na Avenida Acácias 35, no bairro Vila Olímpica, ou ainda ligar no telefone: (34) 3338-5533


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.