21/12/2016 às 18h17min - Atualizada em 21/12/2016 às 18h17min

15 animais silvestres morrem por segundo nas estradas

A maior parte dos animais atropelados que chegam até o Hospital Veterinário de Uberaba são mamíferos. Esse ano 120 animais silvestres foram resgatados nas rodovias da região.

De acordo com o médico veterinário Cláudio Yudi, o último caso foi uma fêmea de tamanduá-bandeira. Com várias fraturas no corpo, o animal foi socorrido em estado grave. Seis tamanduás feridos em atropelamentos receberam atendimento em 2016. O número de ocorrências do tipo assusta. “ O tamanduá – bandeira já está vulnerável na nossa região e o risco de acabar a espécie é muito grande; esses animais enxergam pouco e a luz dos veículos faz com que eles parem e provoquem os acidentes”, explica o veterinário.

Atropelamentos nas estradas é de longe a principal causa de morte dos bichos silvestres no país.

Segundo o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia nas Estradas, 15 animais morrem por segundo nas estradas do Brasil. Atropelamentos superam outras causas, como desmatamento, a caça ilegal e a poluição.

Além da agressão aos animais, também há riscos para os motoristas que se envolvem em acidentes. O maior número de atropelamentos registrados no sul do Triângulo Mineiro é na BR 262.

A concessionária Triunfo Concebra, que administra o trecho entre Uberaba e Campo Florido, informou que as equipes encaminharam 2 animais silvestres para o Hospital Veterinário de Uberaba esse ano e 7 ocorrências de atropelamentos de animais foram registrados.  Ainda segundo a concessionária, estudos de monitoramento da fauna silvestre estão sendo desenvolvidos pela empresa, para atender as exigências técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA, para definir medidas adequadas para os locais com maior incidência de acidentes, a fim de minimizar os impactos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.