20/12/2016 às 20h52min - Atualizada em 20/12/2016 às 20h52min

Voluntários promovem almoço de Natal para moradores de rua

Voluntários do Centro Espírita Bezerra de Menezes já iniciaram os preparativos para o almoço solidário de Natal, que será oferecido aos moradores de rua da cidade no próximo domingo (25). A ação, que é realizada há mais de dez anos, tem o objetivo de valorizar as pessoas que não têm condições de comemorar a data festiva com um banquete e uma roupa limpa.

Uma das responsáveis pelo Centro Espírita, Olenka Borges, explica que mais de cem pessoas estão envolvidas com os preparativos para o dia 25. “Nós, do Bezerra de Menezes, somos os responsáveis em preparar todos os detalhes para o almoço de Natal. Além da refeição, nós também temos uma equipe para cortar o cabelo, a barba, as unhas e oferecer um banho às pessoas que moram nas ruas”, conta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba, cerca de 200 pessoas vivem em situação de rua no município e não fazem parte do censo que contabiliza os mais de 300 mil habitantes da cidade.

Ainda segundo a coordenação do Bezerra de Menezes, a ação solidária de Natal é realizada por membros da comunidade espírita, mas a população também pode participar. No dia 25, os voluntários saem às ruas “recolhendo” aqueles que moram nelas, e os levam até a sede do Centro, situada no bairro São Benedito.

No local, os voluntários se dividem para servir o almoço e oferecer os serviços de higiene básicos aos homens e mulheres. Além disso, quem estiver disposto a ajudar na ação solidária pode contribuir com comida, doações de roupas e calçados e com uma das coisas de que os moradores de rua mais sentem falta: a atenção.

Solidariedade em família

As ações solidárias nesta época do ano tornam-se comuns e motivacionais. Para o jovem Valber Flausino, de 23 anos, a ação é muito mais do que um gesto solidário. No Natal do ano passado, Valber e a família saíram após o almoço para distribuir comida aos que não tiveram o que comer. Com uma caixa térmica cheia de “quentinhas” e algumas garrafas d’água, eles foram às ruas levar um pouco de compaixão.

“Pela primeira vez, senti o verdadeiro significado do espírito natalino, que é isso: fazer o bem sem olhar a quem. Foi a primeira vez que saí com a minha família no Natal para ajudar pessoas necessitadas. Separamos comidas que sobraram da nossa ceia, compramos algumas garrafas d’água e distribuímos. Acredito que, dentre as ações que já presenciei, essa foi uma das mais importantes. Aliás, todas são, mas essa teve um sentimento maior, um significado maior. Fiquei muito feliz em receber os agradecimentos mais sinceros até aqui”, compartilhou o jovem.

Os planos de Valber para este ano não são diferentes. “É importante não só ajudar essas pessoas, mas também resgatar a esperança delas, fazer com que elas saibam que não estão sozinhas, que ainda podem sonhar por algo melhor, que ainda podem lutar para sair daquela situação. Ninguém escolhe morar na rua, mas às vezes é a única opção”, concluiu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.