14/12/2016 às 13h03min - Atualizada em 14/12/2016 às 13h03min

Uberabense conquista duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Universitários

A uberabense Larissa Araújo Rios Galan, de 21 anos, conquistou duas medalhas de ouro na primeira edição dos Jogos Paralímpicos Universitários do Brasil, realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A atleta venceu no arremesso de peso classe F42, com a marca de 5,24m, e foi no lançamento de dardo F42, com recorde brasileiro de 14,68m.

Larissa foi a única representante de Uberaba, com a camisa da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), da qual é atleta desde que tinha 15 anos. Ela participou dos Jogos depois que seu técnico, Douglas Edgar, a incentivou a jogar, após ver a notícia sobre a competição no site da CPB. A uberabense, que cursa o 2º período de Psicologia, na Universidade de Uberaba, correspondia a todos os pré-requisitos que as regras do comitê estabelecia para competir. Inclusive

A atleta da Adefu comenta sobre a principal dificuldade nos Jogos. “Como foi a primeira edição, eu não conhecia os competidores que estariam na minha classe (F42). Fiquei um pouco apreensiva, mas eu fui muito bem acolhida pelos árbitros e por todos da comissão técnica. Fiquei mais tranquila e depois que fiz o arremesso no aquecimento, que foi muito bom, deu mais tranquilidade”, afirma.

Larissa tem um currículo esportivo bastante extenso com disputas nacionais, como as Paralimpíadas Escolares em 2010, quando ganhou sua primeira medalha de ouro, em arremesso de peso (pelota). Disputou também o Regional Loterias Caixa, com atletas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ganhando vários ouros; e os Jogos do Interior de Minas, com ouro no vôlei sentado.

Sem patrocínio, a atleta contou com o apoio da família, amigos, da CPB e Adefu. Ela faz questão de agradecer a pessoas que sempre estão do seu lado, como o técnico Douglas Edgar, o fisioterapeuta Guilherme Henrique Bento de Almeida, que a acompanha a muito tempo, e a todo o apoio da Adefu nos treinamentos.

Os Jogos Paralímpicos Universitários aconteceram nos dias 9 e 10, com atletas a partir de 17 anos, matriculados em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com alguma deficiência física, intelectual ou visual. Participaram 154 atletas de todo o Brasil, 107 homens e 47 mulheres, disputando cinco modalidades: atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.