13/12/2016 às 22h02min - Atualizada em 13/12/2016 às 22h02min

Pacientes reclamam da falta de medicamentos para tratar câncer

Pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital de Clínicas da UFTM estão apreensivos quanto à falta de medicamento no departamento de oncologia do hospital.

A Capecitabina, usada na quimioterapia para o tratamento de cânceres colorretal, mama e intestino, é fornecida pelo Governo Federal, mas está com os repasses ao HC interrompidos e os pacientes em tratamento terão que recorrer à outra medicação.

A quimioterapia via oral é mais simples, não é invasiva e é menos tóxica. A função é ajudar a destruir as células cancerígenas remanescentes após a cirurgia e as iniciais que não são detectadas nos exames de imagem. Além disso, o paciente pode administrar o medicamento até mesmo em casa.

Há dez meses, o empresário Márcio Ferreira fez a cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Em tratamento no Hospital das Clínicas, ele precisa fazer uso da Capecitabina, mas o remédio não pode ser vendido em farmácias e, mesmo tendo condições financeiras  para comprá-lo, Márcio não tem como se tratar. “Eu já procurei ajuda até na Superintendência Regional de Saúde. Como é um medicamento enviado pelo governo, não tem como agilizar o processo. Eles deveriam, pelo menos, liberar a venda do medicamento. Isso iria aliviar a vida de quem precisa do tratamento. Voltei ao hospital e o meu médico disse que eles estão tentando conseguir o medicamento emprestado no Hélio Angotti só que estão tendo dificuldades por causa da burocracia e a prestação de contas do estoque. Caso este empréstimo não se concretize vou ter que passar a fazer o tratamento intravenoso que é mais doloroso e traz mais complicações para a saúde".

Alguns amigos do empresário comovidos com a situação estão pedindo ajuda na internet e se alguém tiver o medicamento em casa basta ligar para o telefone: (34) 99916- 3006.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.