10/12/2016 às 08h07min - Atualizada em 10/12/2016 às 08h07min

Consumidor seguro: dicas importantes para esta época do ano

Com o início do horário especial do comércio, na próxima segunda-feira (12), aumenta o fluxo de consumidores nas lojas e centros comerciais para as compras natalinas. Muita gente além de antecipar os presentes de Natal também está em busca das lembrancinhas do amigo secreto. Para não comprometer o orçamento e ficar endividado neste fim de ano é preciso ficar atento aos gastos. Segundo a  chefe de departamento da Fundação PROCON Cláudia Feres, algumas dicas são essenciais, antes de realizar as compras.

  1. Planeje as compras, e evite comprar por impulso ou ultrapassar o limite de gastos e comprometer o orçamento futuro.
  2. Tente consumir com responsabilidade, por exemplo, não gastar todo o pagamento ou o décimo terceiro com presentes. Reflita e tente guardar um pouco para pagar gastos futuros como: IPTU, IPVA, Material escolar etc.
  3. Faça uma pesquisa de preços antes de comprar, prefira pagamento a vista e lojas que ofereçam descontos neste tipo de pagamento;
  4. Fique atento, está com boa qualidade se a empresa respeita o direito dos consumidores; em caso de aparelhos eletrônicos é bom testar antes de levar;
  5. Em relação à troca de presentes, observe se a loja disponibiliza esta opção na etiqueta os produto ou nota fiscal. As lojas não são obrigadas a trocar produtos por causa de tamanho ou cor. Ela só passa a ser obrigada quando este produto é defeituoso. Ou se não, quando ela tem uma política de troca que é dizer por consumidor que ele pode trocar o produto mesmo sem defeito a qualquer tempo ou com prazo de dez dias ou cinco dias. É bom ficar atento porque como você está comprando agora para dar no Natal. Então pode ser que passe o prazo de troca. Sendo assim tem que pedir um prazo maior com antecedência por que quando o presenteado receber ele poder então fazer a troca se assim ele preferir.
  6. No caso dos supermercados, por exemplo: Antes de sair de casa o consumidor deve fazer uma lista uma pesquisa prévia em folhetos e anúncios publicitários. Por que isso ajuda a evitar gastos desnecessários para conter despesas é importante também planejar o cardápio da ceia, ai você inclui lá alimentos, bebidas, ingredientes.
  7. . Alguns estabelecimentos fazem promoção de produtos com prazo de validade quase expirando o importante é que o consumidor preste atenção na data de vencimento por que o ideal é agente comprar uma quantidade que será consumida nesta data. Por que consumir depois pode trazer algum prejuízo à saúde por que a validade já foi expirada.
  8. Avaliar as condições de higiene, armazenamento isso evita a compra de produtos que já foram violados ou deteriorados
  9. É importante também ficar atento em relação aos preços dos produtos por que nesta correria das compras, muitas vezes o preço na gôndola dos supermercados ou nas lojas é diferente do preço que aparece na caixa registradora. Neste caso é bom lembrar que prevalece sempre o de menor valor.
  10. É importante guardar a nota fiscal ou a cópia do contrato, para que em caso de problemas futuros elas sirvam de garantia. Segundo o Código do Consumidor  o prazo para fazer reclamação de produtos e serviços pode ser de  30 dias para serviços não duráveis ou de 90 dias para produtos duráveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.