04/09/2016 às 15h57min - Atualizada em 04/09/2016 às 15h57min

Façam suas apostas!

O cargo de prefeito de Uberaba tem oito concorrentes nas eleições 2016. Paulo Piau tenta a reeleição. Lerin, derrotado no segundo turno no último pleito, está na disputa. O ex-prefeito Anderson Adauto aparece dessa vez como candidato a vice. Há ainda alguns nomes pouco conhecidos. O Uberaba Popular apresenta todos os candidatos. Paulo Piau, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMBD), tenta emplacar o segundo mandato. A coligação “Somos Todos Uberaba” tem o apoio dos partidos PMDB, PSD, DEM, PTB, PRB, PHS e PSDC. Piau tem como vice o atual vereador João Gilberto Ripposati, do PSD, que chegou a ser pré-candidato a prefeito. O deputado Tony Carlos (PMDB), antes, foi um nome cotado como vice.

Lerin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), é o candidato da coligação que tem mais partidos, a “Compromisso por Uberaba”, que une os partidos PSB, PR, PMN, PEN, PRB, PROS, PT do B, PTN, PMB, PSL, PSDB, PHS, PSC, PPS, SD e PRTB. Ex-vereador e atual deputado estadual, Lerin tem como seu vice o vereador Samir Cecílio (PSDB), outro que também foi pré-candidato a prefeito. Antes de Samir fechar, o nome de Anderson Adauto foi ventilado para vice de Lerin.

Na eleição passada, Paulo Piau foi eleito em disputa apertada. Ele teve 79.752 votos no segundo turno (51,35% dos votos válidos). Lerin foi derrotado com 75.541 (49,64% dos votos válidos). Samir Cecílio, hoje concorrendo como vice de Lerin, foi o vereador mais votado daquela e de todas as eleições, com 7.883 votos.

Ângela Mairink, do Partido Progressista (PP), tem uma candidatura “pura”, já que seu vice é do mesmo partido. Trata-se do marido e ex-prefeito Anderson Adauto. Impedido pela Justiça de se candidatar a prefeito, Anderson é um nome de expressão no cenário político. A expectativa do PP é que Ângela “herde” os votos dos simpatizantes do ex-prefeito. A coligação “Para Uberaba voltar a crescer” tem registrado o apoio do PT.

Wagner Júnior, do Partido Trabalhista Cristão (PTC), vai para sua segunda disputa pela Prefeitura, após ter votação expressiva na “estreia”. Filho do ex-prefeito Wagner do Nascimento, ele tem como vice o ex-vereador Dr. Heleno (PDT). A coligação “Uberaba Pode” tem os partidos PTC, PDT, PC do B e PMN.

Os demais candidatos são dos partidos considerados “pequenos”. Públio Emílio Rocha, do Partido Verde (PV), foi o último a ter a candidatura oficializada no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ele tem como vice o presidente do PT local, Josimar Rocha.

Simea Freitas, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), é a candidata da “Frente de Esquerda dos Trabalhadores”, formada pelo PSTU e PSOL. Servidora pública federal, Simea tem como vice Eustáquio Reis, do PSOL.

Luiz Renato, o Froidinho, concorre pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Ele tem como vice Juliano Batista, do mesmo partido.

Por fim, Gledston Moreli, o Dê, concorre pelo Partido Pátria Livre (PPL). Seu vice é Herval Kobayashi, do Rede Sustentabilidade. A dupla da coligação “O novo de verdade para o bem de nossa cidade” (PPL/Rede) foi a última a ser formada. Antes da definição, Dê teria como vice Gilmar Rosa, enquanto Herval seria candidato a prefeito, com Ari Zabin como vice.

Nas primeiras pesquisas de intenção de voto do Ibope divulgadas, acontecia um empate técnico entre os candidatos Piau, Lerin e Wagner Júnior. Outros nomes foram divulgados como pré-candidatos a prefeito, mas acabaram não sendo confirmados. Casos dos radialistas Almir Silva (atual vice-prefeito) e Edson Santana, e do empresário Jair Júnior, que optaram por concorrer na eleição para vereador.

Após o fechamento dessa edição, o cenário apresentado aqui pode mudar, devido a pedidos de impugnações de candidaturas e de mudanças nas coligações. Por exemplo: PP e PV brigam na Justiça pelo apoio do PT. Na página do TSE o PT tanto aparece na coligação com o PP de Ângela como com o PV de Públio.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.