03/09/2016 às 15h59min - Atualizada em 03/09/2016 às 15h59min

Funcionário do Codau alerta para blackout na cidade

No final da manhã de hoje, a reportagem do Uberaba Popular recebeu denúncia de funcionário do Codau que não quis se identificar. De acordo com ele, há o risco de algo mais grave acontecer, depois da queda de energia que interrompeu distribuição de água, e o fornecimento de energia também ficar comprometido devido às novas exigências do governo municipal. 

Segundo o servidor, até agosto, as empresas Codau e Cemig mantiveram um acordo para que as bombas de alta potência na captação de água fossem desligadas diariamente, no horário que corresponde ao elevado consumo de energia, entre 17h e 21h. 

O funcionário informou ainda que partiu do gabinete do prefeito, Paulo Piau, a ordem para que seis, das sete bombas de captação, permaneçam ligadas 24 horas para garantir o abastecimento dos bairros durante o período eleitoral.

Para o servidor, a cidade corre o risco de sofrer um blackout, já que a Cemig poderá não conseguir administrar a alta carga de consumo no período. Ele lembrou que além de o Codau ter prejuízos com o aumento do consumo e, consequentemente, elevar o valor das contas pagas pelo serviço de energia, a Cemig poderá multar o Codau. O acordo firmado entre as duas empresas prevê que a empresa de saneamento poderá utilizar recurso de 45 dias com as bombas ligadas interruptamente em situações emergenciais, como por exemplo, estiagem prolongada. 

A reportagem tentou contato com o presidente do Codau, Luiz Neto Guaritá, mas ele não atendeu nem retornou as nossas ligações. A assessora de comunicação, Edna Costa, pediu para responder à denúncia na segunda-feira (5), quando ela tiver informações consistentes sobre o assunto.

O secretário de comunicação da Prefeitura de Uberaba, Denis Silva de Oliveira, informou que desconhece tal exigência e que, particularmente, não acredita que o prefeito interfira nas demandas do Codau. “Não acredito que o Piau interfira nas decisões do Codau. Estamos cientes da queda da energia que prejudicou o abastecimento de água em alguns bairros, mas nada relacionado a este fato”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.