03/09/2016 às 13h27min - Atualizada em 03/09/2016 às 13h27min

Nacional disputa torneio regional

O futebol profissional de Uberaba está adormecido. O Uberaba Sport dissolveu o time após a disputa do Módulo II do Mineiro, no primeiro semestre, no qual não conseguiu o acesso à divisão de elite. O Nacional optou por não disputar a Terceirona do Estadual esse ano. Entretanto, no JK, a bola está rolando. O Elefante prepara- -se para um torneio regional sub-20.

A 1ª Copa Regional de Futebol do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, esse é o nome oficial do campeonato, reúne oito equipes. A Liga Uberlandense de Futebol é a entidade responsável pela organização do torneio sub-20. O Nacional entra na competição dando o pontapé inicial em um projeto de longo prazo. A ideia é formar um time para tirar da base atletas que futuramente defenderão a equipe profissional do Naça.

É o que afirma o supervisor das categorias de base do clube, Paulo César, o Paulão. Ter atletas da base, como acontecia nos “áureos tempos”, não vem sendo uma constante dos times profissionais da cidade ultimamente. Paulão afirma que isso vai mudar.

“Apresentei o projeto para o presidente Márcio e ele topou. Nosso time é jovem, tem uns seis jogadores do ano 98, primeiro ano de Junior, mais uns doze de 97, segundo ano de Junior, e uns poucos de 96. Ou seja, é um projeto a longo prazo. Queremos resgatar a ideia de formar um time profissional com a prata da casa. Quando o Nacional retomar o futebol profissional, já terá uma base pronta”, assinala.

Para formar a equipe sub-20, a comissão do Naça, formada por Paulão, o técnico Lúcio e o auxiliar Gilvan, observaram atletas no campeonato Junior da cidade e em avaliações realizadas. Os jogadores aprovados tiveram o aval dos três membros da comissão.

Para cobrir os gastos com a participação, o Elefante ainda busca patrocinadores. “Está difícil, mas não desanimamos. Vamos procurar a Prefeitura para ver se conseguimos pelo menos o transporte. E fechamos uma parceria com o fisioterapeuta Marco Túlio e os atletas terão esse atendimento”, diz Paulão. Outra parceria firmada foi com a UFTM, que oferecerá a todas as categorias, não só a sub-20, serviços de Fisiologia e Nutrição.

Além do Nacional, os participantes da Copa Regional são Mamoré, Uberlândia, Inter de Uberlândia, Dínamo de Araxá, Trianon de Araxá, Fluminense de Araguari e Flamante de Araguari. O adversário da estreia merece respeito. “O Mamoré vem com nove jogadores do time que disputou o Mineiro e cinco deles subiram pro profissional. O Uberlândia também disputou o Mineiro, mas não manteve a base. Os demais times são de empresários, vamos conhecendo com o campeonato em andamento”, informa o supervisor alvinegro.

O Naça mandará seus jogos no JK. Na primeira etapa, todos jogam contra todos e os seis mais bem colocados se classificam para a segunda fase. Aí são duas chaves de três times cada, com os times de uma cruzando com os da outra, definindo os semifinalistas e, posteriormente, os finalistas. As categorias inferiores também estão em atividade no Nacional. O sub-17 tem como técnico Djavan Moraes, e o Pré-Mirim fica a cargo de Edson Frazão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.