01/12/2016 às 12h19min - Atualizada em 01/12/2016 às 12h19min

Aprovados em concurso reclamam de demora

Candidatos aprovados em concursos públicos para diversos cargos na Prefeitura ainda aguardam ser chamados. Insatisfeitos com a demora para acontecer a nomeação, eles criaram um grupo na rede Facebook, onde pessoas na mesma situação postam relatos, reclamações e links para o “Porta-Voz” (órgão oficial do município) e outros sites onde acompanham o processo de convocação.

Um dos integrantes do grupo entrou em contato com o Uberaba Popular. Ele não quis se identificar por medo de ser prejudicado, mas diz que “passadas as eleições, a verdade é que a Prefeitura não tem convocado ninguém”. Ele comenta que as pessoas que continuam na lista de espera se sentem prejudicadas, porque a PMU vem renovando os vínculos com os contratados.

“Tem pessoas que segundo o Porta-Voz foram exoneradas, mas continuam trabalhando, a Prefeitura renova com os contratados e até mesmo contrata para os mesmos cargos em que houve concurso”, bronqueia.

Lima afirma que houve até favorecimento a um candidato que é filho de um vereador, que teria sido o único agente de desenvolvimento urbano e rural convocado até hoje. “O único de um conjunto de profissões e um dos primeiros em todo o concurso. Dentre todos os mecânicos, borracheiros, frentistas, lubrificadores, operadores etc, só ele foi convocado, será coincidência? O filho do vereador foi convocado para borracheiro, mas segundo relato de colegas meus que trabalham na Prefeitura ele não sabe nem trocar pneu de carrinho de mão e pode ser desviado de função, temos que vigiar para isso não ocorrer”.

Em nota encaminhada ao Uberaba Popular, a Prefeitura informa que as convocações acontecem conforme a demanda de cada secretaria, sem prejudicar o andamento do atendimento a comunidade. A nota lembra que o edital do concurso não estipula data específica para convocação, apenas o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois.

“A intenção da administração municipal é convocar, durante o prazo de validade do concurso, mais das 1.200 vagas previamente divulgados, ou seja, utilizar inclusive o banco de reservas. Até o momento, das 1.200 vagas, foram convocados mais de 700 classificados, sendo que tomaram posse assumindo efetivamente o cargo mais de 500 pessoas até o momento”, diz o texto.

A nota informa ainda que um novo cronograma foi apresentado ao Ministério Público, relativo apenas aos cargos da Secretaria de Saúde, alvo de demanda judicial há mais de seis anos. O pedido de análise de um novo cronograma foi feito para a continuidade de programas e procedimentos da Saúde, visto que a admissão tem prazos processuais a serem cumpridos para os novos servidores apresentarem documentos e exames, antes de assumirem efetivamente o cargo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.