25/11/2016 às 17h50min - Atualizada em 25/11/2016 às 17h50min

Uirapuru/Funel participa do Mineiro de basquete sub-17

A equipe de basquete sub-17 do Uirapuru Iate Clube/Funel disputa em Uberlândia nesse fim de semana a etapa estadual do Campeonato Mineiro da categoria. A competição conta com quatro times: Praia Clube, Minas Clube, Olympikus e o UIC.

O convite da Federação Mineira foi uma surpresa, comenta a professora de Educação Física e técnica da equipe, Camila Alves. “Um convite assim, nós não esperávamos. Vamos disputar com clubes que são destaques e referências no cenário mineiro na categoria de base”, revela. A equipe da professora já faz um trabalho de quatro anos no Uirapuru.

O time que tem uma base formada por garotos de 15 e 16 anos já participa de campeonatos de base há três anos, como a Liga Paulista – venceu em 2015 e foi vice-campeã em 2014 – e há duas semanas conquistou o título da 16ª CIB (Copa Intermunicipal de Basquetebol) em Santa Vitoria-MG. Este ano a equipe não participou da Liga Paulista, pois a parceira Funel, que ajuda com transporte e pagamento de arbitragem, não pôde contribuir, por ser ano de eleições e mais a crise financeira que apertou todo o país.

Mas o maior desafio, sem dúvida nenhuma, é a participação no Mineiro, onde a equipe do UIC vai enfrentar referências do estado. “A princípio, iremos jogar sem responsabilidades, pois somos o ‘patinho feio’ da competição. Mas não iremos apenas para passear. Não vamos cobrar resultados, mas vamos cobrar desempenho dos meninos”, ressalta Camila.

A técnica conta que a equipe já deu frutos, como a revelação de jogadores como Richard Michel, de 15 anos, que joga pelo Praia Clube; Yago, de 15 anos também, que joga pela equipe de Cravinhos e disputa a Liga Paulista e o Campeonato Paulista; Marcelo Siqueira, de 15 anos, que está sendo avaliado pelo Minas; e João Pedro, de 17 anos, que passou na peneira do Minas, porém voltou para Uberaba.

O UIC-Basquete/Funel enfrenta nessa sexta-feira, às 20h, o Praia Clube. No sábado enfrenta às 14h o Olympikus, e encerra a campanha diante do Minas. O sistema é de pontos corridos, no qual jogam contra todos.

Falando mais de basquete - Camila Alves faz parte da Associação Primeiro Passo Basquete, iniciativa de Pedro Macari, o presidente da APPB, que tem o objetivo da prática de basquete por crianças de 8 a 14 anos, e já tem dois meses de atividades.

A escolinha tem aulas na quadra da Uniube, que é parceira da associação, nos dias de segundas, quartas e sextas, no período da manhã, das 9h às 10h30, e na parte da tarde, das 14h30 às 16h.

A escolinha disputou a Copa CIB na categoria sub-14 e ficou em segundo lugar. “Fomos com as duas equipes, da UIC/Funel e da associação. Eles fizeram um bom campeonato, ficando em segundo lugar. Foi muito gratificante”, declara Camila.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.