Nada é mais reconfortante para os pais do que saber que seus filhos estão em segurança na escola, protegidos dos perigos das ruas. No caso da rede pública de Ensino Municipal, uma novidade implantada pelo atual governo é a ‘Patrulha Escolar’, desenvolvida pela Guarda Municipal. A Secretária Municipal de Educação, Silvana Elias, explica que a cidade foi dividida em quatro setores e cada um é monitorado por sua patrulha. Qualquer situação onde seja necessária intervenção, a patrulha é acionada rapidamente.
“O patrulhamento também auxilia na segurança dos profissionais da escola, principalmente os professores que atuam no período noturno”, relata Silvana, reforçando também o apoio da Polícia Militar.
A Secretária de Educação deixa claro que o Município prioriza toda forma de segurança para os alunos da rede. Tanto na infraestrutura física básica, através das fiscalizações dos extintores, qualidade da água fornecida, retirada de entulhos (devido a obras), quanto de situações adversas que podem causar um ferimento no aluno. “As escolas municipais contam com câmeras eletrônicas de monitoramento, que abrangem toda a área escolar, inclusive o seu entorno, em constante vigilância. E nos finais de semana ou à noite, quando não tem ninguém na área escolar, em caso de qualquer sinal do alarme, a empresa particular responsável pelas câmeras é acionada junto com o diretor e a Guarda Municipal, para conferir o que se passa no local”, detalha.
As escolas municipais contam também com portarias para proporcionar segurança aos estudantes. Os pais são orientados a não adentrar a escola em horários de entrada e saída de alunos, para que haja um controle de quem acessa a escola.