23/11/2016 às 15h55min - Atualizada em 23/11/2016 às 15h55min

Black Friday: Procon dá dicas para evitar transtornos

Para não entrar numa fria e ficar no prejuízo com as compras da Sexta-Feira Negra ou Black Friday, consumidores devem ficar atentos a dicas importantes na hora de aproveitar as promoções.

Seja na compra física ou pela internet, é necessário fazer a pesquisa de preço e até o cruzamento de informações sobre produtos e empresas revendedoras.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os comerciantes anteciparam as promoções para garantir as vendas neste período.

Com a proximidade da Black Friday e das compras de fim de ano, a procura por ofertas na internet aumenta. São tantas promoções e tentações para induzir o consumidor que fica difícil pensar com clareza.

O Procon-Uberaba alerta para os cuidados que precisam ser tomados ao efetuar suas compras.

Analisar a oferta e se o valor final das compras não irá comprometer o orçamento. Evitar a compra por impulso. Outra orientação importante é identificar o fornecedor no site. Obter o maior número de informações e confirmar se elas são verdadeiras, como,  razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico e telefones. É bom lembrar que, por lei, os dados do fornecedor devem ser informados de maneira clara e com destaque. A consulta na Fundação Procon e em redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha e no recolhimento de informações que desabonem o fornecedor. O vendedor é obrigado a discriminar todos os valores pagos com despesas adicionais, por exemplo, o frete cobrado para envio da mercadoria. Salvar e imprimir as informações da compra,  confirmação do pedido e a Nota Fiscal. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito de se arrepender no prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. A empresa, por sua vez, tem o dever de enviar ao consumidor a confirmação imediata do recebimento do pedido de cancelamento, bem como o de comunicar o fato imediatamente à instrução financeira ou à administradora do cartão, para que a transação não seja lançada ou para que os valores pagos sejam estornados. Quem vai comprar para o natal tem que ficar atento ao cronograma de entregas. Acontece muito dos consumidores comprarem produtos para o natal e eles não chegarem até o prazo de entrega devem ser verificados para que ele não sofra qualquer contrariedade. [caption id="attachment_4363" align="alignleft" width="179"]
O editor, Bruno Manzi aproveita a Black Friday com segurança.[/caption]

Bruno Pires Manzi vai aproveitar as ofertas para comprar tênis, sapatos e antecipar as compras de Natal. Ele sempre compra em sites que tenham avaliação dos consumidores e que tenham o selo.

O endereço do Procon Leopoldino de Oliveira, 2976 - Centro. Telefone (34) 3333-7666.

A Black Friday que há 5 anos chegou ao Brasil “importada” dos EUA tem se tornado a segunda maior data do varejo brasileiro. É a data oficial de superdescontos oferecidos por varejistas para fisgar os consumidores, que acontece desde 2011 e vem crescendo em termos de vendas e faturamento.  Neste ano, em sua 6ª edição, a previsão é atingir R$ 2 bilhões em vendas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.