23/11/2016 às 13h41min - Atualizada em 23/11/2016 às 13h41min

HC-UFTM participa de Campanha de Prevenção do Câncer de Pele

O evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) inicia a campanha do Dezembro Laranja que alerta para os riscos e a prevenção do câncer de pele. No próximo sábado (26), um mutirão de exames e consultas gratuitas serão realizados para marcar o dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele ou Dia  C.   Aberta a toda a população, a campanha tem como objetivo examinar e orientar pessoas que possuam algum tipo de lesão na pele, como manchas e pintas que mudam de cor ou apresentaram crescimento.

Em Uberaba, as atividades serão  promovidas pela Disciplina de Dermatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas. Os  interessado devem ir até  o local das de 9h às 15h.  Segundo a dermatologista e uma das uma das organizadoras do dia C em Uberaba Joana Darc Barcelo Araújo, que é uma das organizadoras do Dia C em Uberaba, os atendimentos serão por ordem de chegada. “A nossa expectativa é de que sejam atendidas uma média de duzentas pessoas. Será feita uma triagem com estes pacientes e depois eles serão encaminhados para o tratamento adequado”.

Ainda segundo Joana Darc, a prevenção é o melhor tratamento para evitar este tipo de câncer. “Nós precisamos mudar os nossos hábitos em relação aos cuidados com o sol, usar chapéu e roupas de manga. O protetor solar deve ser usado diariamente, de preferência, desde criança. Nós temos o hábito de cultivar o câncer nos expondo a situações que facilitam o aparecimento da doença. A doença surge bem mais cedo, mas é por volta dos 50 anos, que ele começa a dar sinais. O câncer de pele raramente causa sintomas incômodos até as lesões se tornarem muito grandes, podendo coçar, sangrar ou apresentar dor intensa, mas normalmente são visíveis e podem ser sentidas antes mesmo de chegar a este ponto. São três tipos de câncer: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma que é um dos tipos mais frequentes. Em todos estes casos a prevenção é o melhor tratamento para evitar o avanço da doença e todo o sofrimento que ela provoca".

De acordo com a SBD, cerca de 3 mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 127 posto de atendimentos, em 25 estados brasileiros, A previsão é que 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. Os atendimentos serão restritos a análise, diagnóstico e tratamento da doença.

Em Uberaba a  Clínica Médica da UFTM está localizada na Avenida Getúlio Guaritá, 331, Abadia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.