19/11/2016 às 13h58min - Atualizada em 19/11/2016 às 13h58min

Historiador Pablo Lima lança livro sobre Quilombolas Mineiros

pablo-lima

pablo-lima

De passagem por Uberaba, para o lançamento do livro Marcas de Fogo, o escritor e historiador Pablo Lima de Oliveira deu um tempo na agenda para atender o Uberaba Popular. Ele aproveitou para falar da sua paixão pelas comunidades Quilombolas, já que suas obras são voltadas para estas comunidades, e antecipar os assuntos que serão discutidos hoje, às 17h, em roda de conversa, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, localizada na rua Alaor Prata, 317, no Centro.

"É  importante falar sobre o negro no momento atual quando estamos as vésperas de mais uma comemoração do 20 de novembro, dia Consciência Negra”. Em meu livro, retrato um pouco da história da região do Quilombo do Ambrósio,  localizado na região de Ibiá e na Campos Altos, mas havia quilombolas em toda região aqui do Triângulo Mineiro. No livro fica claro esta relança entre o quilombo e a história de Minas Gerais.

A data escolhida para o lançamento do livro foi bastante propícia para o autor. Já que o livro é todo baseado na sua pesquisa de doutorado sobre a história dos quilombos mineiros que viveram por volta do século XVIII.  “Eu sou da região da cidade de Campos Altos, cresci ouvindo estas histórias,  cresci numa família branca tradicional, mas sempre tive esta ligação com a história dos quilombos, e venho estudando estas comunidades desde 2003.  É uma bagagem muito grande ao estudar estas comunidades  aprendi muito e agora procuro passar este aprendizado adiante. Já viajei muito pelo pais e pelo exterior  sempre defendendo a bandeira da igualdade da luta contra o racismo".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.