19/11/2016 às 13h58min - Atualizada em 19/11/2016 às 13h58min

Professores participam do Seminário de Defesa da Igualdade Racial

19

Professores da rede municipal (Sindemu), estadual (Sind-UTE) e particular (Sinpro-MG) participaram do Seminário de Defesa da Igualdade Racial, neste sábado (19), na sede regional do Sinprominas, no bairro Mercês.

A abertura do evento foi feita pela professora Maria Helena Gabriel. Ela aproveitou para lembrar o momento político atual do país e das mudanças impostas pela PEC-55 que trava o modelo de educação que é base para mudança social, que vem sendo defendida por vários movimentos sociais e pela comunidade negra como um todo. “E uma caminhada difícil não podemos desistir. Temos que estar prontos para atender estes chamados, é um momento sério. Estamos aí com um governo que não nos representa e que não vai nos representar.

Durante o evento foram realizadas mesas de discussões sobre educação e igualdade e criminalização e marginalização do movimento negro.

Além da participação de convidados, representantes religiosos e de comunidades quilombolas, o seminário contou com contribuições importantes dos professores Maria Cristina de Souza, da UFTM,  Edson Fernando Dias Militão e Bruno Fereirra da Silva.

Para Maria Cristina é preciso falar de políticas sociais e manter viva a luta. “Nós estamos vemos tudo que vem acontecendo neste governo. O ataque aos nossos direitos sociais. Isso traz para gente uma emergência de sair à rua e reivindicar esses direitos. Nós temos pouca gente, mas enquanto estiver um na rua, é sinal de que estamos colocando o nosso ponto de vista

Para o diretor regional do Siprominas, Marcos Gennari Mariano, é importante discutir as mudanças da educação que atinge não só os negros, mas que tem um impacto social muito forte em toda país. “A PEC-55 é um retrocesso para educação.  Que joga por terra tudo aquilo que foi conseguido dentro do discurso de respeito e igualdade, principalmente, nas salas de aula, durante a formação dos alunos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.