18/11/2016 às 16h53min - Atualizada em 18/11/2016 às 16h53min

Pesca ilegal na piracema na mira da Polícia de Meio Ambiente

A Polícia de Meio Ambiente em Uberaba vai intensificar a fiscalização que coíbe a pesca ilegal na bacia hidrográfica que compreende a região. Segundo o tenente Rivaldo Luciano, a incidência das chuvas beneficia a migração dos peixes que se reproduzem na piracema, e nessa época do ano os cardumes ficam mais vulneráveis.  Por isso, desde o início desse mês até 28 de fevereiro do ano que vem, a pesca é proibida.

Novembro chegou úmido em Uberaba. O mês não acabou, mas já choveu mais de 300 milímetros. O volume de água aumenta e encobre obstáculos naturais. A cheia no rio, também dificulta a ação de pessoas que pescam com redes e tarrafas no período. “Com o período de chuvas, a atividade de pesca acaba diminuindo, mas segundo a polícia ambiental, a fiscalização continua; a pessoa que for pega pescando durante a piracema, além do auto de infração e a da condução até a delegacia ainda perde os equipamentos sem previsão de devolução”, informou o tenente.

De acordo com o comandante do pelotão de Meio Ambiente, esse ano o cenário está diferente do ano passado. O pescador amador, devidamente licenciado precisa ficar atento. Não pode capturar exemplares de espécies nativas como traíra, bagre, barbado e pintado.

O balanço da operação desse ano só deve ser divulgado no início de março de 2017. Ano passado, o trabalho de fiscalização resultou na apreensão de 306,25 kg de pescado, 5.050 m de rede, 54 carretilhas e molinetes e 3 motores. Foram fiscalizados 2.394 pescadores amadores e 171 profissionais. O valor de multas aplicadas chegou a R$62,6 mil.

A Polícia de Meio Ambiente ainda orienta a população a contribuir coma proteção das espécies no período de reprodução. As denúncias de pesca ilegal podem ser feitas através dos números 198,  190  e 181.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.