As queimadas parecem estar em toda a cidade. Na região Leste, o Uberaba Popular ouviu reclamações de vários moradores.
A doméstica Sirlene Aparecida de Oliveira, que mora no bairro Mangueiras, conta que as cinzas sujam a casa e ainda incomodam muita gente que fica com dificuldades para respirar. “Nessa época de seca é pior. Tem dois meses direto que botam fogo nos pastos perto da penitenciária e as cinzas vão longe. A gente denuncia pra quem? Teve dias que até vi os bombeiros vindo apagar, mas no outro dia queimam de novo”, reclama.
No bairro Tita Rezende, o fogo não é no pasto, mas no meio das casas. Um morador conta que quase todo dia é queimado lixo em terrenos vagos e até em pleno canteiro central da rua Helena Manzan Rodrigues. “Você limpa a casa num dia e no outro está igual. Nessa época de vento é cruel”, bronqueia. A reportagem viu diversos pontos de incêndio no canteiro, que também tem muito entulho acumulado. Segundo o morador, aranhas e escorpiões são normais na área. Ele faz a denúncia no anonimato. “São meus vizinhos mesmo que jogam lixo, restos de material de construção, e são eles também que botam fogo. É só juntar um montinho de folhas que eles queimam no canteiro na porta da casa deles”, finaliza.
O que disseram os responsáveis?
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as queimadas aumentam nessa época do ano por causa dos ventos, que ajudam a propagar as chamas. Em caso de ocorrência, a população deve ligar para o 193. Sobre as queimadas em pastos, é preciso que seja fogo controlado e com autorização prévia do Corpo de Bombeiros e do Ibama.