08/11/2016 às 14h07min - Atualizada em 08/11/2016 às 14h07min

Exposições celebram Consciência Negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a ser celebrado no próximo dia 20, a fotógrafa e jornalista Ruth Gobbo “estende o varal” na Biblioteca Municipal, para expor um pouco de sua arte, com a exposição “Varal de Corpos – Inclusão”, série de fotografias que celebram a cultura africana e abolição da escravatura. As fotos foram tiradas durante apresentações teatrais do Festival de Teatro de Ouro Preto.

Para Ruth, “o varal é a forma mais simples de democratizar sua arte, para tocar de forma honesta”.

Além da mostra fotográfica, acontecerá, de forma simultânea, a exposição “Mulher: coragem e força: Carolina Maria de Jesus”, que abordará a trajetória da escritora negra. Nascida em Sacramento, Carolina Maria se mudou para São Paulo em 1947, momento em que surgiam as primeiras favelas na cidade. Apesar do pouco estudo, tendo cursado apenas as séries iniciais do primário, ela reunia em casa mais de 20 cadernos com testemunhos sobre o cotidiano da favela, um dos quais deu origem ao livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

As exposições estão no hall de entrada da Biblioteca Municipal e estarão para visitação durante todo o mês de novembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.