04/11/2016 às 17h07min - Atualizada em 04/11/2016 às 17h07min

Os dois lados (e as duas datas) do Enem

Por causa das manifestações de alunos em faculdades e escolas, se alojando no interior das instalações, em protesto contra a PEC 241, vários locais que seriam usados para a realização do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) estão tomados por alunos, impossibilitando a aplicação das provas.

Sendo assim, mais de 240 mil alunos em todo Brasil tiveram a prova remarcada – lembrando que são dois dias de exame. Ainda não foram definidas as novas datas.

O Uberaba Popular conversou com dois alunos, um que fará a prova nesse fim de semana (sábado e domingo) e outro que teve o teste adiado por conta da ocupação no local do exame, nesse caso a UFTM.

O jovem Arthur Leite Mendes, de 20 anos, faz curso preparatório de pré-vestibular e tem o objetivo de cursar Medicina em uma faculdade federal, de preferência a UFTM. Arthur faz a prova do Enem nesse fim de semana, na Uniube, local que está “livre” das manifestações que envolvem a PEC 241. “Sobre as ocupações acho um tanto quanto contraditório protestar em prol da educação ao mesmo tempo em que inviabiliza a realização do principal exame do país, cujo objetivo é justamente proporcionar o ingresso no ensino superior”, comenta o estudante.

Já Ana Cecilia Paiva Evangelista, de 16 anos, que está no segundo ano do ensino médio, teve seu exame, que seria realizado na UFTM, remarcado. Ela fará o Enem para se preparar para o ano que vem, pois espera cursar Direito ou Biologia – a dúvida é porque ela se identifica com os dois cursos.

“O motivo é nobre, a causa é justa, eu entendo que o prazo foi curto para o Inep se organizar, mas seremos parcialmente prejudicados. Mas somos um país democrático e acredito sim que devemos lutar em busca de nossos direitos. O adiamento do Enem não é nada em comparação ao que irá acontecer caso a PEC seja aprovada”, declara.

Sobre a remarcação dos exames, na página do aluno e no aplicativo do Enem aparece que um novo local de prova está para ser definido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.