04/11/2016 às 13h21min - Atualizada em 04/11/2016 às 13h21min

Alunos ocupam Castelo Branco e aulas são suspensas

As aulas na Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foram suspensas na manhã desta sexta-feira (4). O motivo é a ocupação do prédio por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 241, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. A proposta que agora é PEC 55 já foi aprovada pela Câmara e aguarda votação no Senado prevista para dezembro.

Castelo Branco é a primeira escola a ser ocupada em Uberaba. O movimento recebeu o nome de "Ocupação Professor Leôncio Ferreira da do Amaral".

O diretório não informou o número de ocupantes, apenas fixou na parede da instituição um aviso esclarecendo que a entrada no prédio será permitida apenas para alunos simpatizantes do movimento, devidamente registrados em uma lista.

Pela manhã, a Polícia Militar esteve no local para atender uma denúncia de cárcere privado, mas deixou o local sem constatar nada. O Comando da PM foi informado do ato estudantil.

Alunos que foram até a escola buscar o boletim de notas foram impedidos de entrar. " Só queria pegar o boletim com as minhas notas, mas nem abriram o portão para me receber", lamentou a estudante N. M., 17 anos.

Jornalistas que faziam a cobertura da ocupação, relataram que pedras foram arremessadas de dentro da escola para a área externa, no intuito de intimidar o trabalho da imprensa. Procuradas pela reportagem do Uberaba Popular, a Secretaria de Estado de Educação ,se posicionou por meio de nota que, no caso das escolas ocupadas, tem orientado as

Superintendências Regionais de Ensino e direções das escolas a atuarem na defesa dos direitos dos estudantes, tanto no sentido de manterem as escolas funcionando quanto de garantirem a segurança das manifestações pacíficas. Já a superintendente regional de ensino não atendeu as ligações em função do feriado prolongado na cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.