02/11/2016 às 12h43min - Atualizada em 02/11/2016 às 12h43min

Novembro Azul

Termina nesta terça (1) o prazo para agendamento de exames da campanha Novembro Azul, em parceria entre o Hospital Dr. Hélio Angotti e a Prefeitura. Para participação no “Dia D”, os interessados devem agendar o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde moram.

Foram disponibilizados 600 atendimentos para o Dia D, que serão realizados em 5 de novembro, a partir das 7h, na Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde ficou responsável pela realização dos exames de sangue para a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos neste grupo.


Quanto mais cedo, melhor

[caption id="attachment_3495" align="alignleft" width="180"]
novembro-azul-3

novembro-azul-3

Késsio Ferreira Gonçalves, 58 anos[/caption]

Seu Késsio Ferreira Gonçalves, de 58 anos, veio de Unaí para fazer o tratamento em Uberaba. Como na maioria dos casos, ele descobriu a doença em estágio mais avançado. “Comecei a sentir dores quando ia ao banheiro, tinha dificuldades para urinar e cheguei até a fazer alguns exames, que detectaram que o TSH estava alto, mas não deu positivo para a doença. Continuei fazendo exames e a doença foi detectada só no toque. Como era um tumor grande eu tive que operar às pressas”, conta. “Se eu tivesse o diagnóstico mais cedo talvez não precisasse ter passado por uma cirurgia e um desgaste tão grande”, comenta.

Apesar do tratamento doloroso, ele está confiante. Na casa de apoio há dois meses, seu Késsio não vê a hora de chegar a quinta-feira para voltar para casa.

[caption id="attachment_3496" align="alignright" width="300"]
Jersye Soares Silva, 63 anos

Jersye Soares Silva, 63 anos

Jersye Soares Silva, 63 anos[/caption]

Ansiedade compartilhada com seu Jersye Soares Silva, de 63 anos, que é da cidade de São Gotardo e também está aqui para tratamento do câncer de próstata. Ele sabe bem a importância de um exame preventivo, pois foi durante uma consulta de rotina que descobriu o câncer, há um ano. Desde então se reveza entre sua cidade natal e a casa de apoio Danielle, onde fica hospedado para o tratamento no Hospital Hélio Angotti. “Eu acredito que o caminho para vencer a doença é a prevenção e o apoio da família”, diz.

[caption id="attachment_3497" align="alignleft" width="180"]
Valcir Tavares de Oliveira

Valcir Tavares de Oliveira

Valcir Tavares de Oliveira[/caption]

Seu Valcir Antônio de Castro, 63 anos, motorista aposentado, há um ano está em tratamento. Ele já superou um câncer de reto e agora luta para vencer um nódulo no pulmão. Para ele, ações como esta são de extrema importância para conter o avanço da doença. “É preciso ter as campanhas para alertar os homens, porque dificilmente o homem vai ao médico. É só quando aparecem os primeiros sintomas que corremos atrás do tratamento e aí pode ser tarde”, enfatiza.

Valcir Tavares de Oliveira é outro que teve que deixar a cidade, Paracatu, para fazer o tratar o câncer de próstata. Ele foi surpreendido pela doença há um ano. “No início foi muito difícil a aceitação. Eu não percebi os sintomas. Foi durante o exame que a doença foi detectada, foi um choque mas, graças a Deus, já retirei o tumor e estou confiante”, afirma. “Campanhas como esta são muito válidas para nós homens, sempre estamos preocupados em trabalhar para sustentar a família e vamos deixando a saúde de lado, isso é muito perigoso. É preciso ficar atento”, completa.


Novembro Azul

A campanha “Novembro Azul” é internacional e foi criada em 2003, na Austrália, aproveitando o gancho de 17 de novembro ser o Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata. Logo, a campanha ganhou adesão de diversos países como forma de estimular a prevenção do câncer de próstata. O objetivo é alertar sobre a importância dos exames anualmente, pois os homens com tumores na próstata podem ser curados se houver detecção precoce. A faixa etária preconizada pela Saúde Pública brasileira é a de maior incidência da doença.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.