Ainda é lenta a emissão da carteira de trabalho na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Uberaba.
O serviço, que voltou a funcionar no último dia 13, estava suspenso desde o dia 06 de julho, quando foi interrompido para a atualização do sistema em todo país.
Antes da interrupção, a UAI emitia 60 carteiras de trabalho por dia, atualmente são apenas 50. Para o coordenador da UAI, Emilson Barbosa de Souza, esta queda está dentro da normalidade, já que a retomada do serviço está sendo feita gradualmente e a tendência é que tudo seja normalizado nos próximos dias.
No momento, a maior dificuldade enfrentada é a grande demanda de pessoas que vão à unidade sem o agendamento prévio do serviço, o que impede a agilidade nos atendimentos.
O coordenador do UAI garante que não adianta tentar driblar o procedimento. O agendamento é necessário para facilitar o atendimento à população.
Para tentar dar mais agilidade ao processo, Souza antecipa que a contratação de mais pessoal está em andamento.
Caso o cidadão não tenha acesso à internet, ele pode utilizar os computadores do telecentro da UAI para agendar horário e local.
“A gente pede um pouco de paciência. A pessoa precisa ser persistente porque as vagas estão disponibilizadas no site e todo agendamento e feito por lá. Muita gente acha burocrático, mas na verdade o agendamento é uma forma organizada que procura facilitar o atendimento. De forma simples e eficaz a pessoa marca o horário chega dez minutos antes e garante a prestação do serviço”.
Com a mudança o sistema ficou mais seguro. As informações estão unificadas sendo interligadas à base de dados da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e dos Correios. As informações são autenticadas no momento do atendimento, quando é tirada a foto do trabalhador e coletadas as digitais e a assinatura. A nova carteira é mais segura contra rasuras e fraudes no seguro desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários. Uma conquista valiosa para os trabalhadores.
A UAI fica na Avenida Santa Beatriz da Silva, 1880, bairro Santa Maria. O atendimento é feito das 8h às 16h45. O telefone para informações é 2103-4830.