24/10/2016 às 18h59min - Atualizada em 24/10/2016 às 18h59min

Horticultores começam replantio de mudas após granizo destruir plantações

O trator que prepara a terra tem muito trabalho pela frente. É que os efeitos da chuva de granizo que caiu no início do mês na comunidade rural de São Basílio, a 30 km de Uberaba ainda são evidentes em algumas propriedades.

A máquina que está ajudando a refazer os canteiros foi emprestada pela prefeitura, sem custos para os horticultores. “Antes pagávamos um valor simbólico de R$35 para uso do equipamento, mas agora estamos usando de graça, por conta dos prejuízos que a chuva trouxe”, contou José Honório de Morais, presidente da comunidade rural.

Ainda conforme Honório, apesar do auxílio que os horticultores têm recebido, faltam alguns materiais, como adubo.

A prefeitura já iniciou a distribuição de mudas para quem perdeu tudo com a chuva. Serão distribuídas cerca de 15 mil mudas de alface, mais de 3 mil mudas de repolho, quase duas mil de brócolis e seis mil mudas de rúcula e almeirão. Mas alguns pequenos produtores começaram o replantio sem o auxílio da prefeitura. É o caso do Luis Carlos dos Reis, que perdeu mais de 50 mil pés de alface, couve-flor e repolho.

“Eu não recebi nenhuma muda ainda, mas a máquina já está ajudando na preparação dos canteiros”, contou.

Os agricultores de São Basílio perderam tudo após a chuva de granizo que caiu na região no último dia 3 de outubro.  O gelo destruiu toda a plantação e chegou a destelhar casas na comunidade. Na época propriedade rurais como a do Edimílson Firmino foram devastadas pela tempestade. Apesar da tentativa de replantio logo após a chuva, o granizo interferiu na qualidade dos produtos. “Tentei salvar algumas coisas, mas não vai ter jeito, vou ter que fazer tudo de novo, porque não ficou bom” explicou o horticultor que estava prestes a colher quando a chuva destruiu as plantações.

Para quem vive em São Basílio e sobrevive do que planta e comercializa, vai levar mais um tempo, pelo menos até o fim de ano, para que a situação volte ao normal e os horticultores possam começar a colher lucros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.