23/10/2016 às 19h40min - Atualizada em 23/10/2016 às 19h40min

Thiago Mariscal

Thiago Mariscal será uma das caras novas da Câmara a partir de 2017. Ou melhor, um dos novos vereadores, já que ele já trabalhou na casa, sendo assessor do então vereador Tony Carlos, que, hoje como deputado, foi o “padrinho” da campanha.

Mariscal, 32 anos, nasceu em Uberaba, morou no São Benedito e, no Naça jogou bola desde pequeno, treinando com baluartes do calibre de Rui, Zezinho e Galinho. Não era o mais aplicado nas escolas (sempre públicas). Fugia das aulas de Geografia para ir para a quadra praticar Educação Física com as outras turmas. Havia também as horas em que tinha que assumir a “responsa” e vigiava carros perto do Stilo Mineiro.

Aos 15 anos, deixou o futebol de lado e, para ajudar em casa, passou a trabalhar em uma mercearia. “O pessoal da Célio Coelho Contabilidade fazia compras lá, surgiu uma vaga de office-boy e fui convidado. Fui crescendo na empresa, melhorando de cargo, passei para o departamento pessoal, depois fiscal. Até que o Tony me chamou para trabalhar com ele. Minha mãe era amiga do irmão dele, então surgiu esse convite, fui pra rádio e depois ser assessor dele”, relata.

A mãe de Thiago, Domingas Mariscal dos Santos, “é o maior coração do mundo”, diz o filho mais velho, irmão de Aline. Natural de São Luís-MA, dona Domingas sempre foi uma batalhadora e gostava de ajudar todo mundo que desse conta, às vezes alheia aos próprios problemas. O perfil solidário da mãe inspirou o filho a ser uma pessoa sempre participativa e tentando ouvir e atender os anseios da sociedade. Essa faceta foi ficando cada vez mais evidente e mais forte com sua atuação no rádio.

As reclamações e solicitações não param. Como parte da equipe do programa de Tony, Thiago ouvia (ouve) queixas de buracos nas ruas e terrenos abandonados, e pedidos de cadeiras de rodas, muletas e todo tipo de ajuda. Enquanto falava com a reportagem do UP, uma ouvinte liga para doar uma cama. “Se eu não for buscar e levar as doações, os papéis ficam aqui na gaveta”, aponta.

Há dois anos Thiago iniciou sua pré-campanha e passou a ser um representante do povo e ouvinte das necessidades fora da rádio, passando a andar por todos os bairros. Partiu do próprio Tony Carlos a ideia de lançar o garoto como candidato, talvez vendo que ele era um rapaz popular. “Em uma festa, o Tony disse: ‘o pessoal cumprimenta você e não me cumprimenta, você tem que ser vereador’. Ele acreditou em mim, e disse: ‘primeiro você trabalha pedindo votos pra mim, e depois eu trabalho pedindo pra você. O Tony abriu muitas portas”, assinala.

A campanha foi extenuante. Formou uma equipe grande de colaboradores, com amigos e familiares. “Na campanha do Tony sempre trabalhei muito, agora tinha que trabalhar mais, ficar 24h ligado. Na reta final não almoçava, atravessava o dia direto nas ruas. Se tinha um evento de madrugada, ligava dizendo que não deu tempo e a pessoa dizia que ainda podia passar, tinha que ir”, recorda.

A equipe ficou sendo uma família. A confiança na eleição era grande, mas nunca foi uma certeza, por isso, o trabalho era duro. “Fui no bairro Marajó e só vi cartaz do Dutra e do Rubério nas casas, falei pro (assessor) Rodolfo: vamos acelerar mais. Ele olhou no relógio e respondeu: então vamos, porque faltam 30 horas para acabar a campanha. Até hoje estou esgotado, tenho que pedir umas férias”, diz o vitorioso nas urnas, que, após o pleito, continua trabalhando na rádio.

Com a equipe que formou, Thiago pretende delegar funções. “Não vai ser só o Thiago, quero alguém forte nos bairros”. Alguns projetos já estão engatilhados. Escolinhas de futebol, ações de cultura como catira e folia de Reis, incentivo ao turismo em Peirópolis e uma lei de incentivo ao esporte local, que pretende batizar de Lei Djalma Santos. “As portas estarão sempre abertas ao povo, como já trabalho hoje”, garante.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.