20/10/2016 às 11h41min - Atualizada em 20/10/2016 às 11h41min

Franco Cartafina

Franco tinha 13 anos quando, por iniciativa própria, decidiu que quem fosse ao seu aniversário daquele ano, teria que levar um brinquedo para ser doado. Naquela noite, encheu a carroceria do automóvel de seu pai, com cerca de 300 brinquedos e no dia seguinte distribuiu em uma comunidade carente de Gurupi, cidade no Tocantins onde passava algumas férias. O garoto mostrava com a atitude, mobilização para ajudar o próximo. Mobilização pelo bem.

 A predisposição para fazer algo pelo próximo está “no sangue”. Franco é neto materno do ex-prefeito de Uberaba, Silvério Cartafina e da ex-vereadora, Terezinha Cartafina. Franco testemunhou várias benfeitorias da avó, que muito o inspiraram para, tão logo pudesse, colaborar com o bem estar social.

Antes de iniciar sua militância política, foi garoto pra poder jogar “bete” e futebol nas ruas do bairro Mercês, como muitas crianças nos anos noventa. O vídeo game, febre da geração, não pegou Franco. Que sempre preferiu se movimentar. No meio do segundo ano do Ensino Médio, foi estudar em Winnipeg, no Canadá, onde terminou o colegial no Silver Heights Collegiat. No exterior, teve contato com a qualidade da prestação de serviços públicos e com diversos avanços, muito importantes em sua vida até os dias de hoje. Das terras canadenses, foi morar em Ribeirão Preto, para fazer cursinho pré-vestibular. Chegou a ser aprovado em faculdades federais, mas voltou para Uberaba, onde passou a cursar Direito na Uniube e trabalhar na imobiliária da família.

Além de conciliar a faculdade com a imobiliária, iniciou sua vida política, começando sua militância no Movimento Estudantil, elegendo-se por duas vezes presidente do Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira (DALO) e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante a faculdade, também, estagiou no Ministério Público com o promotor Carlos Valera, podendo ver de perto a fiscalização de diversos cumprimentos da lei.

Na militância universitária, por exemplo, promoveu protesto e conseguiu chamar a atenção das autoridades responsáveis para que pudessem intervir na implementação de uma sinalização adequada nas saídas da Uniube. Foi uma das várias iniciativas de Franco durante a militância estudantil. Após a faculdade, Franco pós graduou-se em Gestão Jurídica Pública. Deixou o Movimento Estudantil, mas prosseguiu promovendo diversas ações sociais, como o Natal Solidário, a Páscoa Feliz e o Amanhã Colorido. Por essas e outras várias atitudes, candidatou-se e foi eleito vereador aos 26 anos, com 2.049 votos.

A expressiva votação, apesar da pouca idade, não estava galgada apenas no sobrenome famoso. Franco tinha muito a mostrar. E provou isso durante o seu primeiro mandato. Foram diversas ações realizadas, a maioria delas, inteligentemente, incluía a população, promovendo seu protagonismo em muitos momentos. Um ponto muito positivo do vereador que, além de promover o bem estar social, faz o sujeito trabalhar pela mudança, como em muitas de suas ações, para não só sanar a dificuldade momentânea, mas como preparar o indivíduo para o futuro. Exemplo disso são os diversos trabalhos de Franco com crianças e jovens. Mobilizando-os para uma posterior mudança. E por conta de seu nobre trabalho durante os quatro anos, foi o vereador mais votado nas eleições deste ano, com 4.983 votos.

A liderança jovem de Franco tem sido “antídoto” para que diversos jovens, antes desacreditados com a política, voltassem a militar, votar ou atentar-se para os rumos políticos. Ernesto Che Guevara disse certa vez que ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição. A atitude de Franco aos 13 anos de idade já mostrava isso. Naquela arrecadação de brinquedos, não foram só as crianças que ganharam com a ação. Ganharam, também, todos que puderam doar os brinquedos. Era o marco zero de alguém que ainda promoverá diversas mudanças. De quem muito ainda pode oferecer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.