18/10/2016 às 08h35min - Atualizada em 18/10/2016 às 08h35min

Cleomar Barbeirinho

Foram três tentativas para Cleomar Marcos de Oliveira, o Barbeirinho, ser eleito vereador. Na primeira, em 2004, quando foi candidato pelo PSL (Partido Social Liberal), foram 795 votos, conquistados apenas dentro do salão. Em 2012, desta vez pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) aumentou para 1.307. Nas eleições desse ano, com 1460 votos, enfim, entrou. Com uma campanha baseada no corpo a corpo, sobretudo com os clientes conquistados ao longo de seus 24 anos como barbeiro/cabeleireiro e sem muita badalação, Cleomar Barbeirino “beliscou” a última cadeira na Câmara.

Nascido na zona rural de Sacramento, pelas mãos de uma parteira, batizado e criado em Guaxima, município de Conquista, Cleomar passou a infância na lida com o trabalho da fazenda, até os nove anos, quando veio morar em Uberaba. A partir daí, trabalhou em diversos serviços como braçal, até aos dezessete anos, quando, morando em Uberlândia para trabalhar em uma empreiteira, ingressou em um curso para cabeleireiro. Conciliou o curso com o trabalho e, assim que colocou a mão no certificado, voltou para Uberaba.

[caption id="attachment_2959" align="alignright" width="300"]
babrbeirinho-e-familia

babrbeirinho-e-familia

Cleomar, a esposa Elizabete e o filho Vinícius[/caption]

Com a ajuda do irmão José Carlos, de saudosa memória, conseguiu um crédito no banco e comprou o equipamento necessário para abrir um salão. Seu primeiro cliente, Marquinho, até hoje frequenta o espaço. Com o passar do tempo, a clientela só aumentou. Cleomar foi ganhando o carinho do pessoal do bairro. Muitos, que já não mais moram na região, ainda procuram o salão. São clientes que levam hoje seus filhos, filhas e até netos e netas. Duas ou três gerações que sentam na cadeira do salão e, além de receberem o tratamento na “cabeleira”, podem trocar uma prosa com Barbeirinho – sempre bem informado e disposto a ouvir.

[caption id="attachment_2958" align="alignleft" width="300"]
excursoes

excursoes

Além do salão, Barbeirinho promove excursões[/caption]

O barbeiro gente boa foi diversificando seu trabalho e hoje organiza até excursões. Com a “Barbeirinho Excursões” promove turismo religioso e visitas à praia. Usa, também, seu carro para fretes, com a “Barbeirinho Locações”, levando cadeiras e mesas para festas. Além da veia empreendedora, Barbeirinho realiza há anos, diversos serviços solidários, como cortar o cabelo de idosos em asilos ou servir algodão doce para crianças em datas comemorativas. Cleomar conta com três máquinas de fazer algodão doce. A mais nova delas, coincidentemente, foi entregue pelos Correios no momento da entrevista. No ato da entrega, um cliente que esperava pelo corte, assinou a nota e conferiu a mercadoria, mostrando como a clientela já se sente “em casa” no Salão Skala.

Com 41 anos de idade, Cleomar Barbeirinho é casado há nove com Elizabete. Juntos têm um filho, Vinícius, de oito anos. Para seu primeiro mandato, formará uma equipe participativa e que não tenha preguiça e nem melindres para trabalhar. Pretende montar um gabinete ao lado do seu salão, para ouvir os anseios da população do seu bairro, por qual promete lutar sem descanso. Projeta retomar a obra do ginásio poliesportivo do bairro e brigar por melhorias não sói em sua região, mas em outros bairros, visto que, muitos de seus mais antigos clientes, estão espalhados por diversos setores da cidade.

Barbeirinho quer conciliar os cortes de cabelos com o trabalho na Câmara. Tarefa difícil. O que podemos afirmar com maior facilidade é que, o que certamente será conciliado, é o barbeiro político e o político barbeiro que, ao longo dos anos, soube ouvir, arregaçar as mangas e trabalhar pelo o próximo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.