10/10/2016 às 20h36min - Atualizada em 10/10/2016 às 20h36min

Rapper uberabense representa cidade em Festival Nacional

[caption id="attachment_2697" align="aligncenter" width="413"]
rapper-mestico

rapper-mestico

Mestiço[/caption]

Mestiço: poeta urbano 

Como muitos jovens da periferia, Guilherme Oliveira, o Mestiço, sentia-se invisível e sem voz. Isolado por fronteiras psicológicas impostas por muitos aos bairros periféricos. Mestiço viu nas letras de rap e na poesia uma forma de extravasar suas indignações e seus sentimentos. Letras como ‘Jesus Chorou’ do grupo santista Racionais MC’s ou ‘Compromisso, do rapper Sabotage, foram associadas aos versos poéticos pelo menino poeta da periferia. “Aquilo me deu um estalo, vários dos meus pensamentos se encontravam ali naquelas crônicas poéticas e ritmadas, ideias que eu nunca tive acesso na escola, eram avançadas até pro próprio tempo, foi a primeira vez que decidi que aquilo seria o que eu queria fazer da minha vida ainda moleque”, diz.

Foram anos rabiscando letras até a oportunidade de cantá-las aparecer, nas batalhas organizadas no Calçadão de Uberaba. Mestiço afirma que, “a partir da Batalha do Calçadão pude conhecer vários irmãos e irmãs que tinham a mesma paixão que eu e isso foi de extrema relevância na caminhada, é louco, mas esse compartilhar já existia antes mesmo do Zuckerberg. Eu ouvia os mais velhos contando as histórias, falando dos pioneiros, isso é a base da nossa cultura, a oralidade, vista na figura do Griot”. Mestiço não parou mais e entre outras batalhas, não só as realizadas através do improviso no Calçadão, decidiu que viveria de sua arte.

Em 2015, pediu conta no trabalho e gravou com recursos próprios o disco Abençoado Seja o Que Acredita em Si Mesmo". O rapper finaliza: “ é anacrônico pensar que eu estaria num Festival como o Sons da Rua se eu perguntasse pro meu Eu lá atrás ouvindo as primeiras músicas de rap, tudo é um processo né?! Na pressa a gente acaba perdendo a magia da coisa que é justamente o caminho que você percorre até chegar no lugar, penso eu, ainda não cheguei nesse lugar, e é por isso que estou lutando, mas não vou deixar roubarem minha brisa de poder apreciar cada detalhe e aprender com cada momento nessa caminhada louca que é a vida”.

Mestiço foi selecionado para se apresentar no Festival Sons da Rua, na Arena Corinthians. O Festival é o maior do país no estilo e será de grande oportunidade para o uberabense apresentar seu trabalho.

O Festival Sons da rua

Sons da Rua é um festival de Hip Hop que visa “garimpar” novos talentos da música e uni-los à artistas já renomados do Rap Nacional, dando oportunidade para novos compositores e intérpretes mostrarem seus trabalhos. O festival terá 2 dias de shows: o Show Seletivas, onde 10 pré-finalistas se apresentarão, e o Show Principal, onde 5 finalistas escolhidos pelo público se apresentarão no mesmo palco dos artistas convidados.

O festival ocorrerá dia 12 de novembro, na área externa da Arena Corinthians, em São Paulo. Além dos 5 artistas que serão selecionados pelo público a line-up conta com nada mais nada menos que Emicida, Criolo e Rael.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.