Durante todo o dia, o Calçadão de Uberaba é palco de batalhas. Inúmeras pessoas batalham alguns trocados vendendo os mais variados produtos, das mais variadas formas. Através das palavras, tentam chamar a atenção quem por ali passa, a comprar o que estão oferecendo. E é também através das palavras, que diversos MCs, tentam convencer a platéia, superar o inimigo e vencer a batalha de rimas. A intimidade com as palavras, a rapidez do pensamento e a língua afiada são fundamentos valorizados nesses embates. Existem dois tipos de batalha de rap: a do conhecimento e a de sangue. Na primeira, os MCs têm que desenvolver as rimas a partir de temas que podem ser pré-estabelecidos pelos organizadores ou escolhidos pela plateia no momento do evento. Já na batalha de sangue, os MCs devem atacar verbalmente o seu adversário. Ambas são batalhas de pura improvisação.
Batalha do Calçadão
Há cinco anos movimentando a cultura hip hop em Uberaba, a Batalha do Calçadão, idealizada e organizada pelo MC Toi e o DJ Nenê, teve início agosto de 2011, e ganhou maior projeção em 2014, com a parceria realizada entre a Fundação Cultural, na gestão da presidente Sumayra Oliveira, grande entusiasta da arte. Além da tradicional primeira sexta-feira do mês, no Calçadão, a Batalha acontece no último domingo, no Teatro Experimental de Uberaba e esporadicamente do CEU das Artes.
Seletiva
07-10-batalha-do-calcadao-3
Campeão
MC FRT foi o grande campeão da Seletiva e vai representar Uberaba e região na eliminatória mineira no dia 13 de novembro em Belo Horizonte. No terceiro round, Luís Fellipe de Freitas Oliveira, o MC FRT, levou a melhor na final contra o MC João Felipe.