06/10/2016 às 14h48min - Atualizada em 06/10/2016 às 14h48min

Perfil - João Borges

O perfil desta edição apresenta esse grande músico, compositor, artista e pessoa querida, rico em história e experiência.

João Borges é músico profissional há mais de 30 anos. No início, teve sua formação musical no Violão, mas principalmente na Bateria, além é claro da sua voz inconfundível, com interpretações regadas de emoção. Sempre teve o espírito do verdadeiro artista autoral, abordando a música com seriedade e personalidade.

Sua primeira banda expressiva foi o “Kreddo”, onde ainda tocava bateria e cantava. O repertório era basicamente o Rock Clássico, como Deep Purple, Led Zeppelin e outros. O quarteto de duas Guitarras (Marco Aurélio Marinho e Geraldo Mathias), Baixo (Ricardo Morais) e a Bateria consistente e poderosa de João deixou sua marca na história de Uberaba. Um pouco mais tarde em 1986 eu entrei para o Kreddo como Tecladista e Vocalista. Aliás, todos na banda cantavam. O Kreddo foi a primeira Banda a se apresentar na Concha Acústica de Uberaba, e tocou em dezenas de Shows, Eventos, Bailes e Cidades da região.

Por volta de 1988, eu e João montamos nossa segunda banda, o “Alerta Vermelho”. Juntamente com Ronaldo Magalhães (Baixo) e Marcelo Secundino (Bateria), agora João poderia cumprir seu destino como guitarrista e nunca hesitou em seguir seu coração na mudança de instrumento, e até hoje é guitarrista. O estilo agora era mais voltado para o Pop, como A-Ha, Michael Jackson, David Bowie, mas ainda com referências do Rock, como o Dire Straits, The Police e outros.

Depois, com o fim do Alerta Vermelho, João teve outras bandas e diversos trabalhos, como por exemplo o “Sandwich Brasil”, onde apresentou algumas de suas composições.

João Borges também é professor de música, lecionando particularmente aulas de Violão, Guitarra, Baixo, Gaita e Bateria.

O nosso “Joãozinho Bill” como alguns o conhecem, vem de uma safra de músicos que não se “fabrica” mais. A riqueza que o universo dos Bailes dos anos 80 e 90 trouxe para quem atuou neste mercado nesta época é insubstituível e único. Quem fez Baile, sabe que o repertório é o mais variado e eclético possível. João passa por todos os estilos que se possa ter numa festa. Sem limites. Rock, Pop, Samba, MPB, Forró, Sertaneja, Axé, Baião, Trilhas de Filmes, Bolero, Swing, anos 50, 60, 70, 80, 90 e atuais.

Atualmente, trabalha em dupla, numa parceria com sua esposa, Fabiana Lima. João grava seus próprios Playbacks, tocando ele mesmo todos os instrumentos, de maneira precisa, como tudo o que faz.

É também pai de Nayana Vallim e Ryan Ribeiro, Baterista renomado de nossa região, cuja genética não poderia negar nem talento, nem criatividade.

Enfim, João José Borges dos Reis é pura música e emoção. Faz parte da nossa história, ajudou a construir a música em Uberaba, influenciou dezenas de músicos e tem o meu respeito e carinho para sempre.


Agora um pouquinho do seu pensamento, respondendo o nosso Questionário. Porque você atua na música? Porque tal atuação me dá a chance única de preencher o vazio da vida comum. Pra você, o que é mais importante na música? Primar pela beleza da arte e colorir o todo. O que é necessário para ser um músico próximo ao ideal? Ter musicalidade natural no espírito. Como é sua vida profissional? Não consegui tudo o que desejava, mas obtive um certo sucesso no que fiz, tendo, portanto, uma vida profissional satisfatória. Cite 3 estilos musicais que mais lhe influenciaram Rock, Country e Erudito. Cite 5 artistas que foram definitivos para a sua vida na música David Gilmour, Tony Iommi, Mark Knopfler, John Fogerty e Ian Paice. Como você entende a mídia e se relaciona com ela? (Rádio, TV, Jornais, etc.) Mídia é o amplificador do produto! Minha relação com ela sempre foi de cordialidade mútua (e ainda o é). O que está faltando no cenário musical regional e nacional? Amor despretensioso pela arte pura e simples. Como está a música hoje? Desprotegida e abandonada. Em que aspectos, na sua opinião, você se destaca dos demais? Sinceramente, em nada! Sou só músico!  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.