03/01/2020 às 20h57min - Atualizada em 03/01/2020 às 20h57min

Apresentação reúne Orquestra Municipal e Folias de Reis na Catedral

Também haverá espetáculo histórico-teatral alusiva à passagem do cônego Hermógenes, fundador de Sacramento

A Orquestra Municipal de Uberaba e as Companhias de Reis ‘do Capitão Dunga’ e do ‘Manuelzito’ participarão de apresentação na Catedral Metropolitana segunda-feira (6) de janeiro, dia de Santos Reis, a partir das 19h30.

Essa reunião cultural é inédita na cidade, pois não há relatos históricos sobre o fato, segundo a historiadora Maria Aparecida Manzan. O ‘Tríduo Comemorativo’ é realizado pela Comunidade Paroquial da Catedral Metropolitana em parceria com a Fundação Cultural e faz parte das comemorações de 200 anos da criação da Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião, primeiro título dado à igreja matriz da cidade.

Também haverá apresentação histórico-teatral alusiva à passagem do cônego Hermógenes, fundador de Sacramento, considerado o homem mais ilustre do antigo Sertão da Farinha Podre e major Eustáquio, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira que foi um militar brasileiro; fundador de Uberaba e de Prata. Após, haverá saudação ao presépio, a representação física da visita dos reis magos. Depois, acontecerá recital com a Orquestra Municipal sob a regência do maestro Eliézer Tiago Oliveira.

De acordo com Eliézer, o repertório vai além da sazonalidade. “É função dos organismos culturais a preservação das tradições. A Orquestra Municipal, de grande atuação na cidade e na região não poderia ficar fora de momento tão especial. Em dezembro, nos concertos natalinos prestamos homenagens ao saudoso professor Antônio Carlos Marques com Cantos de Folias, dos quais era muito ligado e profundo conhecedor, tanto que em 1996 esteve à frente de projeto de transcrição para partituras de vários Cantos de Folias.  Adaptamos esse material tão bem transcrito pelo violeiro Roberto Corrêa, para a Orquestra e reapresentaremos dia 6,” terminou.

No dia 2 de fevereiro haverá o 3º dia do Tríduo Comemorativo com missa com o arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e Coral Artístico regido por Olga Frange, abertura de exposição de fotos “Minha História na Catedral” que será inaugurada no Shopping Uberaba no dia 3 de fevereiro.

Já no aniversário da cidade, 2 de março e comemoração do Jubileu dos 200 anos, haverá apresentação da Banda da 5ª Região da Polícia Militar a partir das 18 horas. Às 19 horas, missa solene em ação de graças pela criação da paróquia de Santo Antônio e São Sebastião.

O Dia de Reis é comemorado anualmente, celebrado principalmente pelos cristãos. De acordo com o relato bíblico, teria sido nesta data que o menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos, os quais lhe  dedicaram presentes simbólicos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.