02/01/2020 às 20h25min - Atualizada em 02/01/2020 às 20h25min

Defesa Civil alerta para período de chuvas

Para esta sexta-feira, a previsão é de chuvas fortes devido à zona de convergência de umidade que vem de outros estados

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre os cuidados em relação ao período de chuvas de janeiro de 2020. A previsão do ClimaTempo aponta que para esta sexta-feira (3) estão previstas chuvas fortes devido à zona de convergência de umidade que vem no Mato Grosso, Goiás, outras partes de Minas Gerais e Espírito Santo que atingirão Uberaba e região.

De acordo com a agente de Defesa Civil, Ana Luísa Bilharinho, a população deve tomar alguns cuidados durante fortes pancadas de chuvas. “Procure colocar documentos e objetos de valor dentro de saco plástico bem fechado e mantenha-os em lugar alto e seguro; desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos; coloque o lixo na rua nos dias e horários corretos e, havendo possibilidade de chuvas fortes, não o coloque”, orienta.

Ainda, segundo a agente, não se deve permanecer debaixo de postes de energia elétrica, árvores e nem ficar próximo a locais com metais. Ela alerta que ‘toda medida de precaução é válida neste momento’.

Conforme Bilharinho animais de estimação e crianças devem ser mantidos em locais seguros, longe de enxurradas ou águas de córregos. “Além de acidentes, o risco de contrair doenças graves como hepatite e leptospirose é eminente”, afirma.

Antes do período das chuvas – reforça a defesa Cilvil - é fundamental a limpeza de telhados e calhas, ralos, esgotos, galerias, valas, bem como a retirada de entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas e providencie e reforço/escore para árvores, muros e paredes com risco de queda.

Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco) a orientação é para que deixem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência. Caso perceba árvores, postes e muros se inclinando no barranco ou encosta próximo da residência, ela deve ser desocupada o mais rápido possível e o cidadão protegido em lugar seguro.

A Defesa Civil observa que não devem ser plantados pés de bananeiras nos taludes porque eles acumulam muita água aumentando o risco de deslizamentos. Em caso de emergência o cidadão deve ligar nos telefones da Policia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193; e Defesa Civil, 199.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.