07/11/2019 às 15h41min - Atualizada em 07/11/2019 às 15h41min

Fundação prepara dia da Consciência Negra

Havendo ou não feriado, 20 de novembro terá dia especial de conscientização



A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) já se prepara para o dia da Consciência Negra independente de decisão judicial que acontecerá no dia 14 de novembro. A Prefeitura de Uberaba, através da Procuradoria Geral do Município, voltou a defender a legalidade e a constitucionalidade do feriado. A data,  comemorada em todo o Brasil, surgiu como uma forma de homenagear Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade e se tornou líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisar o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. 

De acordo com o presidente da FCU, Ronaldo Amâncio, ainda há muita necessidade de mostrar à população que há paradigmas a serem quebrados. “Realizaremos as ações independente do feriado. A praça Rui Barbosa será palco de resistência onde nós queremos dizer não ao preconceito, a negrofobia e não a todo tipo de discriminação aproveitando esse momento para conscientizar as pessoas independente de raça, cor ou religião, somos todos criaturas de Deus e precisamos ter um mundo mais harmônico onde as pessoas possam viver melhor e estender as mãos uns para os outros. No dia 20 estaremos levantando essa bandeira. Diga não ao preconceito, a discriminação racial, social e negrofobia porque nós queremos um país melhor e consequentemente uma Uberaba bem melhor, pois estamos completando 200 anos e temos que nos portar com cidadãos amadurecidos”.

A concentração terá início às 9h na Praça Rui Barbosa, onde serão realizadas diversas apresentações e exposições voltadas à temática racial. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.