04/10/2016 às 16h58min - Atualizada em 04/10/2016 às 16h58min

Pequenos produtores perdem tudo após chuva de granizo em São Basílio

A chuva de granizo durou cerca de 15 minutos. A tempestade passou rápido, mas vai demorar para consertar os estragos na comunidade rural de São Basílio, a cerca de 30 km de Uberaba.

O dia foi de recomeço para horticultores como Edimilson Firmino, que perdeu tudo. “A couve, o rabanete, mandioca, cebolinha, agrião, não consegui calcular os prejuízos ainda, mas perdi praticamente tudo”, contou enquanto revirava o gelo, que doze horas após a chuva, ainda não havia derretido na horta.

O cenário na pequena comunidade impressionou. Folhas ficaram espalhadas por todos os cantos, a fiação de telefone caiu. O fornecimento de energia elétrica também foi interrompido. Nem o único posto de saúde resistiu a força do vento e do gelo.  De acordo com a enfermeira Rosimeire Furtado da Silva, todos os vidros das janelas do posto foram quebrados.

Olhando para o quintal, Maria das Graças Pena, de 67 anos,  parecia não acreditar. Todas as frutas caíram dos pomares. Ela estava sozinha em casa, quando a chuva começou. “Quase morri de susto, chorei muito, daí meu genro chegou”, explicou a aposentada, que teve parte da casa destelhada. Os móveis ficaram encharcados. Nesta terça-feira um caminhão descarregava novas telhas para proteger o que sobrou no imóvel.

A Defesa Civil esteve na comunidade para contabilizar os estragos. A Secretaria Municipal de Agricultura vai ajudar os pequenos produtores com a limpeza e o replantio. De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Maciel Carlos Rodrigues, a prefeitura vai emprestar maquinário e ajudar na compra de sementes e mudas, sem custo para os horticultores.

A quantidade e a intensidade de granizo que caiu na região assustou os moradores. Segundo a climatologista Wanda Prata, o gelo foi o resultado da combinação de ar quente e ar frio que se encontraram na atmosfera e como as nuvens estavam baixas, as partículas se quebraram em pedaços maiores. “A previsão é de mais chuva para esta quarta-feira, mas não tem granizo, o tempo já refrescou e esse choque térmico não deve ocorrer novamente, por enquanto”, disse.

Para os agricultores familiares de São Basílio, a chuva continua sendo bem vinda, mas que traga fartura para a mesa, porque a lembrança das perdas vai ficar por um bom tempo, na memória de quem viu o gelo acabar com a plantação.

[gallery td_select_gallery_slide="slide" link="file" ids="2303,2304,2305,2306"]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.