29/01/2019 às 10h55min - Atualizada em 29/01/2019 às 10h55min

Minas, tão Gerais

O que diria Carlos Drummond de Andrade? Foi ele quem disse que "Minas, são muitas”. Hoje, certamente, choraria ao ver  essas minas se rompendo, destruindo e matando.

Sim, Minas, são muitas. Exploradas naturalmente, tendo extraídos de seus interiores minerais tão preciosos e necessários para o desenvolvimento do próprio ser humano, da civilização e do crescimento.

Minas que deixam seus arredores com jeito de sujeira e monocromáticos os seus lugares, mas que geram empregos, que são essenciais nas engrenagens de tudo. Minas, são muitas. Muitos empregos, muita inspiração para um grande poeta das Minas. Minas, são Gerais.

Minas se oferecem para dar aos homens o que eles precisam. Minas que querem contribuir com a vida e com o mundo. Mas as Minas, que tão Gerais, não querem que tirem delas mais do que oferecem.

Minas, que tão Gerais, entendem a palavra “exploração” de outro modo. Minas, que tão Gerais, aceitam ser exploradas, mas não violentadas. Minas, que tão Gerais não querem mais. Não querem mais sacrifícios, mortes pela ganância, pela falta de respeito à segurança de quem delas vive.

Pelo pouco caso, na verdade caso algum, com seus bichos, com  com seus habitantes que também se prestam à vida. Ao leite, ao arado, à polinização, à pesca. Ah Minas! Como te esquecer se José Duduca de Morais te transformou em hino?

Minas que tem Brumadinho. Minas que tem Inhotim. Minas que teve Aleijadinho. Minas, que tão Gerais...Minas que tem um belo horizonte, moldado pelas montanhas de Minas, tão Gerais. Minas que tem ocê, uai, sô. Minas, que tão Gerais...

O mundo chora por Minas e por Brumadinho que enterrou seus mortos ainda vivos e que, entre preciosas vidas humanas, também sepultou seus animais, aos  quais, pela proposta do blog, prestamos nossa homenagem com esse texto e imagem - a mais forte referência à vida animal - nesse lamentável acontecimento.

Parabéns ao fotógrafo (ainda anônimo) que mostrou ao mundo um instante mágico da vida dessas Minas, tão Gerias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.