15/12/2018 às 17h02min - Atualizada em 15/12/2018 às 17h21min

Arthur Maia, "gigante do baixo", morre aos 56 anos

Fernando Borges, guitarra, Arthur Maia, baixo, Zó Batera, bateria e Elias Jr., no teclado   Vídeo de Saulo Kikuchi, na Choperia Archimedes, em 2012

Sobrinho do também baixista Luizão Maia e herdeiro da genialidade com o instrumento, o músico Arthur Maia sofreu uma parada cardíaca na tarde deste sábado, não resistiu e morreu aos 56 anos, em Niterói-RJ.

Maia foi um dos fundadores do grupo instrumental carioca Cama de Gato, responsável por criar a linguagem do jazz brasileiro, isso em meados dos anos 80. Suas performances também puderam ser vistas com as bandas Pulsar, Black Rio e Egotrip.

O músico esbanjava talento e desenvoltura no jazz, funk, samba, swing e reggae e tocou com grandes nomes da Música Brasileira, como Gal Gosta, Djavan, Jorge Benjor, Luiz Melodia, Ivan Lins, Gilberto Gil, Ney Matogrosso. Chegou a gravar com Toninho Horta, Dominguinhos Mar’tnália e Roberto Carlos.

[caption id="attachment_14805" align="alignright" width="300"]
Arthur Maia[/caption]

Em janeiro, a cantora Mar’tnália lançará um novo trabalho com a cara do músico que, ao lado de Celso Fonseca, foi o produtor musical e arranjador do álbum que trará canções de Vinícius de Moraes.

O baixista gravou cinco álbuns:  Maia, de 1991, Sonora, de 1996, Live with Hiram Bullock, de 1999, Planeta Música, de 2002 e, o último, em 2010, O Tempo e a Música.

Engajado com assuntos relacionados à cultura, Arthur Maia assumiu a Secretária de Cultura de Niterói, onde permaneceu de 2013 a 2016.

Nas redes sociais, vários cantores e músicos lamentaram a morte precoce do instrumentista.

O guitarrista uberabense, Fernando Borges, atualmente morando em Porto Alegre, lembrou que tocou ao lado de Arthur Maia, na Choperia Archimedes, em 2012. “Pra você ser eterno, basta fazer uma única coisa genial. Você é o gigante do baixo! Descanse em paz”, escreveu nas redes sociais.

Na época, Fernando descreveu Arthur como “um espírito livre” e que a sua música refletia isso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.