05/12/2018 às 12h03min - Atualizada em 05/12/2018 às 12h03min

Projeto “A Gincana Verde”, do IADES, premiará jovens no dia 12

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES promove, dia 12 de dezembro, no Auditório da Fiemg, das 13h às 17h, a culminância do projeto “A Gincana Verde”, que tem como slogan os 3 R´s (Reduza – Reutilize – Recicle), já direcionando a proposta. Em 2018, as escolas municipais Joubert de Carvalho, Professora Geni Chaves e Reis Júnior participaram das atividades, com os alunos do Grupo AMA – Agentes de Meio Ambiente.

A temática ambiental foi fortalecida durante o ano, com os jovens, a fim de mobilizar as comunidades onde eles estão inseridos, com atividades que vão desde a coleta de materiais recicláveis, a pesquisa sobre o tema até o plantio de hortas e mudas.

Durante o evento, serão premiados três alunos que melhor retrataram a temática ambiental, em poesia, desenhos, textos, e também a escola com o melhor projeto. A votação acontecerá na quinta-feira, na sede do IADES, na Av. Randolfo Borges Júnior, 1900 – Parque Tecnológico. Os jurados serão representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdicau), Promotoria da Infância e da Juventude, Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e um representante da imprensa, da TV Integração.

Para Marizélia Costa, coordenadora do projeto, a sustentabilidade é o grande desafio da proposta da Gincana Verde, pois incentiva os estudantes e professores a se engajarem com as questões ambientais. “Consideramos esse projeto um facilitador de ideias para o cuidado com o meio ambiente. Precisamos voltar o olhar urgentemente para ações com as crianças e adolescentes, para que eles tenham a iniciativa no futuro”, completa.

Importância

Nas escolas, os projetos variam, desde o cultivo orgânico até a coleta seletiva. Importante relatar que os alunos que participam das oficinas se tornam multiplicadores do meio ambiente.

Para Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, a parceria com o IADES, com Grupo AMA tem resultados excelentes quando se fala em preservação do meio ambiente e mais: “despertamos nos alunos o senso de responsabilidade, de fazer parte de um todo, do cuidado com o outro e com a natureza e outros sentimentos e valores que não podemos descrever aqui”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.