14/11/2018 às 10h11min - Atualizada em 14/11/2018 às 10h11min

Tempo de chuva!

Para quase todas as maneiras que se cria um pet, a temporada de chuvas acaba dificultando um pouco o cotidiano. Mesmo para quem tem cães pequenos dentro de apartamentos, a umidade acaba deixando um cheirinho que não é lá essas coisas. Sem contar que os passeios podem ficar bem reduzidos, ou complicados de cumprir uma rotina. O meu acostumou desde muito cedo a sair duas vezes ao dia, então... Espera a chuva passar, tenta levar em um local coberto em que ele possa se exercitar (muito difícil encontrar), etc.

Banhos Os banhos para os que têm hábito de tomar toda semana, têm que ser mais supervisionados. Claro que os que frequentam salões de beleza (os banho e tosa) são secados com secador próprio e tudo mais. Mas a umidade está no ar. Então, se puder diminuir um pouco a rotina de banhos, talvez seja uma melhor opção. Para os que não têm esses hábitos, melhor mesmo é evitar. Depois de passear, é bom enxugar com toalha ou tecido bem seco as patas. Entre aquelas almofadinhas os pelos acumulam água e isso pode causar problemas no cachorro. A região das orelhas também precisa ser muito observada, porque é uma região fácil de dar infecções.

Gastando energia Todo cachorro precisa gastar energia para se manter saudável. Cachorro grande preso em apartamento é maldade. Que tal fazer uma seção de brincadeiras com o seu peludo? Nesse quesito temos muitas opções, como brincar de bolinha (arremessar e buscar), pega-pega correndo pela casa, cabo de guerra, mordedores, ossos, cordas. Tudo torna-se uma grande diversão se o dono estiver brincando junto.

Truques ou comandos Adestradores aconselham você a usar truques com seu cachorro, tipo obedecer comandos. Tente ensinar algumas coisas, tipo, comandos básicos como “Senta”, “Deita”, “”Dar a pat” etc. O treino de comandos e truques é um ótimo exercício para o pet, porque, além de exercitar a concentração e a obediência, gera gasto de energia.

Uma boa massagem no seu amigão, também vai muito bem. Lembram da cena no filme “Sempre a seu lado”, com Richard Gere? Pois é. Além de criar uma relação de afeto entre o tutor e o pet, a atitude pode ser benéfica para a saúde do bichinho. A massagem relaxa e ajuda na circulação sanguínea. Para cães mais velhinhos auxilia na manutenção do tônus muscular e, em cãezinhos mais novos e cheios de energia, uma boa sessão de massagem contribui para acalmar o peludo.

Sofá Minha última dica é uma das preferidas de muitos peludos e seus donos. Se você não se empolgou com nenhuma das dicas citadas anteriormente, então, pode aproveitar o dia de chuva para ficar bem acomodado com seu amigão em um belo e confortável sofá. Se tiver um pote com pipocas e uma televisão com várias opções de programação, a diversão estará garantida. Só não pode deixar de dar atenção pra ele, nunca. Se você se sente entediado de não poder sair, ele também.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.