29/09/2016 às 08h28min - Atualizada em 29/09/2016 às 08h28min

Professora inova nas aulas de Educação Física

A aula de Educação Física tradicional ficou para trás. Pelo menos é assim na Escola Municipal Terezinha Hueb Menezes, no bairro Copacabana. A professora de Educação Física, Juliana Benfica, vem com inovação. Ela deu adeus para aquelas aulas metódicas, em que o professor só dava a bola de futebol para os meninos e a bola de queimada para as meninas. Juliana implantou o projeto “Street Ball - Novo Olhar Para o Ensino do Basquete Escolar”, que trouxe da faculdade, junto com dois professores, Marcelo e Silas.

O street ball é a mistura do basquete com a música. Envolve propriamente a habilidade do basquete e a musicalidade de um ritmo musical, o hip hop é o mais escolhido pelo seu ritmo. “Mas se trabalha muito a expressão corporal”, lembra Juliana. Nas aulas teóricas, vídeo-aulas contaram um pouco da história do street ball no exterior, do basquete e os principais jogadores do Brasil e do mundo, como Oscar Schmidt e Hortência, e a parte cultural, como a cultura afro, o hip hop, o grafite, as vestimentas e grupos culturais.

A modalidade se joga com três integrantes e com uma cesta, um time contra o outro. Como a escola não tem por enquanto uma quadra poliesportiva, o projeto teve foco nas expressões corporais, dança e habilidade junto com a bola, aliado com a música de fundo para dramatizar o ambiente. No meio da roda, com os alunos da turma envolvida na disciplina, foram feitas as apresentações dos grupos.

De oito aulas voltadas para o street ball, duas foram de teoria e as demais práticas. Cada grupo contava com três integrantes. As turmas têm por volta de 30 a 40 alunos e as apresentações contavam até com Mestre de Cerimônia.

O projeto foi trabalhado com duas turmas do 5º e quatro do 6º ano. Juliana promete mais inovações nas modalidades esportivas. Depois do street Ball, veio o hand-queimada (mistura de handebol com a tradicional queimada) e em outubro tem mais novidade, agora envolvendo o vôlei.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.